16/9/2015 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Para comemorar o Dia da Árvore, lembrado no dia 21 de setembro, a Prefeitura de Sorocaba promoverá neste fim de semana (dias 18, 19 e 20) uma série de atividades educativas e gratuitas em seis parque públicos da cidade. Realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), estas ações terão por objetivo sensibilizar a população sobre a importância das árvores na preservação e manutenção dos recursos naturais, da biodiversidade e da vida humana.
Realizadas no Parque da Biquinha, Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”, Parque Natural “Chico Mendes”, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, as atividades contarão com exposições, oficinas, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, trilhas nos parques, plantio, entre outras ações.
O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, véspera da chegada da Primavera, estação responsável pelo florescimento de diversas espécies e simbolizando a perpetuação da vida. Trata-se de uma celebração que remonta a diferentes culturas indígenas, que reconhecendo a importância das plantas, especialmente as árvores em seu cotidiano, sempre valorizaram a imensa riqueza natural do país.
As árvores constituem um dos maiores ícones representativos da natureza. Além de regular a temperatura, servir de abrigo e produzir alimentos, reduzir a circulação do vento, controlar a erosão do solo, são elementos estéticos de grande valor que contrastam com o árido concreto dos ambientes urbanos.
Diferente do que muitas pessoas pensam, a árvore que simboliza o Brasil é o Ipê-Amarelo (Handroanthus chrysotrichus). O Pau-Brasil (Cesalpinea echinata) é a árvore símbolo da região Sudeste. Já o Estado de São Paulo é representado pelo Jequitibá-Rosa (Cariniana legalis) e Sorocaba escolheu como árvore símbolo a Paineira-Rosa (Chorisia speciosa).
Parque da Biquinha
No Parque da Biquinha, as atividades especiais serão realizadas na sexta-feira e no sábado (18 e 19). Os sorocabanos poderão participar, às 9h30 e às 14h30, de visitas monitoradas pelas trilhas do parque e conhecer as principais árvores, a nascente e as aves existentes no local.
Além da trilha, a Secretaria do Meio Ambiente fará distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas e uma oficina de Terrário Ornamental, que acontecerá às 11h e às 16h.
Para o público infantil serão realizadas atividades lúdicas chamadas de “Árvore da Vida”, às 9h30 e às 14h30, quando as crianças vão se divertir reconhecendo as partes de uma árvore, sua importância e sua relação com os outros seres vivos, como os insetos e as aves.
As inscrições serão feitas no local nos horários das atividades. O Parque da Biquinha fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3224.1997.
Parque Natural “Chico Mendes”
Os sorocabanos de todas as idades também poderão participar gratuitamente no sábado e domingo (19 e 20), das 14h às 16h30, das atividades de Educação Ambiental no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista.
No sábado, a Secretaria do Meio Ambiente fará doação de mudas de árvores nativas e frutíferas e também uma oficina de Bolas de Sementes, que ensinará a técnica desenvolvida por Masanobu Fukuoka, cujo objetivo é dispersar e plantar sementes de forma simples, prática e divertida. A técnica mistura adubo, argila e sementes, formando bolas que, jogadas sobre a terra e cobertas com palha, derretem e germinam.
Já no domingo também terá doação de mudas e a oficina de Horta Vertical. Durante a atividade, as pessoas terão a oportunidade de conhecer uma maneira fácil, prática e barata de cultivar plantas alimentícias mesmo sem ter um quintal em casa, utilizando mini-hortas feitas de garrafas pet. Além da atividade prática e de receber informações sobre técnicas de plantio, adubação e cuidado com as plantas, as pessoas terão a oportunidade de trocar experiências.
As inscrições deverão ser feitas no próprio local, momentos antes do início da oficina. O “Chico Mendes” funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1256.
Parque da Biodiversidade
A Secretaria do Meio Ambiente realizará na sexta e sábado (18 e 19) atividades comemorativas ao Dia da Árvore no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”, a primeira unidade de conservação de Sorocaba.
Na sexta-feira, a partir das 19h, será realizado o “I Jogo Noturno”. Na atividade, os participantes percorrerão a trilha “Recuperação e Manejo”, com percurso de 1,5 km, seguindo a proposta do jogo. Serão oferecidas sessenta vagas e as inscrições já podem ser feitas pelo e-mail parquebio@portalideas.org.br ou pelo telefone (15) 3293.1103.
Já no sábado, a partir das 8h, o Parque da Biodiversidade abrigará exposições e diversas oficinas gratuitas aos visitantes, com a colaboração e parceria de ONGs, empresas e universidades, como Pé de Planta, Arte Bambu Zen, Plante Árvores Brasil, Grupo de Capoeira Nacional, Poiato Recicla, Apetê Capuãa, Semeando Encanto, Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), entre outros.
Os expositores realizarão atividades lúdicas e práticas abordando a importância da conservação das espécies, benefícios e serviços prestados pelas árvores, aprofundando a reflexão sobre o tema. Além das oficinas, haverá trilhas pelo parque às 10h e às 14h.
O Parque da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
Zoológico
No Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, os visitantes poderão participar na sexta e no sábado (18 e 19) de uma programação especial que vai abordar a complexa relação existente entre os animais e a vegetação, em especial as árvores.
Uma das atividades educativas será a exposição “Animais e plantas: qual a relação entre eles?” na vitrine do Museu de Zoologia. As pessoas que visitarem o parque poderão conhecer um pouco mais sobre algumas espécies de animais que vivem nas árvores e também sobre as outras formas de interação existentes entre plantas e animais, em especial a dispersão de sementes. A exposição permanecerá no local até o dia 30 de setembro.
Outra exposição que poderá ser conferida nesta sexta e sábado será “Interação Planta e Animal, integrando fauna, flora e cidade” no auditório fechado do Zoo, ao lado da Biblioteca. O objetivo é apresentar espécies de plantas e animais nativos da região e suas interações entre si e com o ambiente, além de sensibilizar as pessoas para o cultivo de árvores nativas que abrigam e/ou fornecem alimento para a fauna. A exposição contempla espécies de árvores e animais taxidermizados, além de materiais informativos sobre o tema.
Outra atração do Zoo será a Trilha na Mata, que ocorrerá na sexta e no sábado em quatro horários: 10h, 12h, 14h e 16h. Esta será uma oportunidade dos participantes conhecerem o fragmento de Mata Atlântica que fica no interior do parque. Para participar da atividade é obrigatório o uso de calça comprida e tênis. Crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade desacompanhados não poderão participar. A inscrição deve ser feita no auditório fechado do Zoo, ao lado da Biblioteca.
Quem também vai participar das comemorações do Dia da Árvore serão os jovens do Clube Conservadores da Natureza do Zoo. Eles farão no sábado, às 16h, o plantio de mudas de árvores de espécies nativas de Sorocaba que são atrativas para a fauna, com o intuito de ampliar a capacidade do parque como um Refúgio da Biodiversidade. O público interessado poderá colocar a mão na massa e ajudar no plantio.
O Zoo está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.
Jardim Botânico
Já o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” sediará atividades comemorativas do Dia da Árvore na sexta-feira e no sábado (18 e 19) com o objetivo de aproximar a população para questões ligadas à arborização urbana, como a importância e utilidade das espécies.
A comunidade poderá participar na sexta-feira e no sábado, das 9h às 11h, de um plantio da Coleção “Árvores Brasileiras” no Jardim Botânico.
Já no sábado, das 14h às 16h, será realizada uma oficina de Artesanato com sementes de Leucena, na qual a população vai aprender a confeccionar colares e pulseiras com sementes desta espécie, uma planta problemática, exótica e invasora. Serão oferecidas vinte vagas e as inscrições serão feitas no ato e local da atividade.
O Jardim Botânico funciona de terça a domingo das 9h às 17h. Mais informações pelo e-mailjardimeducador@gmail.com ou pelo telefone (15) 3227.9996.
Parque da Água Vermelha
Quem for ao Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” no sábado (19) poderá participar das visitas monitoradas “Refúgios da Biodiversidade”, que acontecerão tanto pela manhã quanto à tarde. Criado em 1990, o espaço ecológico tem cerca vinte mil metros quadrados de área verde composta por plantas, árvores frutíferas e três lagos que, além de embelezar o local, tem a função de refúgios terrestres (árvores, mata ciliar) e aquáticos (lagos, plantas aquáticas), fornecendo abrigo, alimento e proteção aos animais, além de conforto térmico e estético, entre outros benefícios.
Grupos escolares e organizados – de no máximo quarenta pessoas por período, com idade mínima de cinco anos de idade – poderão participar e conhecer o Parque e sua importância como “Refúgio Urbano da Biodiversidade”. Nesta atividade o público irá conhecer os refúgios existentes no Parque (aquáticos e terrestres) e as principais interações com a fauna urbana e o homem (abrigo, alimentação, conforto térmico, entre outros).
Já no domingo de manhã, a Secretaria do Meio Ambiente realizará uma oficina gratuita para a confecção de um jardim vertical. Poderão participar crianças a partir de oito anos de idade, jovens e adultos. O objetivo será de restaurar o Jardim Vertical do Parque da Água Vermelha com a participação da comunidade e apresentar a técnica de confecção e manutenção de um Jardim Vertical para ambientes ensolarados. Serão oferecidas vinte vagas.
O Parque da Água Vermelha está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa, e é aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo e-mailparquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3221.6643.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.