Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

28/1/2013 - Sorocaba - SP

Participantes do Fórum da Juventude conhecem as políticas públicas de Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O próximo encontro será realizado no dia 23 de fevereiro.

 "É muito importante ouvirmos os jovens sorocabanos para saber quais são as suas reais demandas. E para vocês é fundamental participar de encontros como esse para defender o que acreditam. Essa pluralidade de opinião será importante para avançarmos cada vez mais nas políticas públicas voltadas à juventude", declarou a vice-prefeita e secretária da Juventude e da Cidadania, Edith Di Giorgi, na abertura do Fórum Municipal da Juventude. O evento ocorreu na tarde deste sábado (26) e reuniu mais de 50 pessoas no auditório da Secretaria da Cidadania (Secid).

Realizado com apoio da Secretaria da Juventude (Sejuv) e do Conselho Municipal da Juventude (Comjov), o objetivo do fórum foi de apresentar os marcos legais das políticas públicas voltadas aos jovens, como a PEC da Juventude, promulgada em julho de 2010, que representou um grande avanço para as políticas públicas desse segmento, já que inseriu o termo jovem no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal.

Na ocasião, a vice-prefeita falou sobre a futura Coordenadoria Municipal da Juventude de Sorocaba. De acordo com Edith Di Giorgi, a ideia é que a construção da futura Coordenadoria da Juventude seja coletiva. "Queremos a participação de vocês nesse processo. O nosso objetivo é evoluir e ganhar cada vez mais representatividade", ressaltou.

Jefferson Valladares, um dos articuladores do Fórum da Juventude e integrante do Comjov, apresentou aos participantes como funciona o conselho municipal e a sua atuação nas políticas públicas da cidade como um espaço representativo. Ele também aproveitou para convidar os jovens a participarem do conselho e, inclusive, da eleição do Comjov, que ocorrerá em maio deste ano.

A assistente social Fátima Luciano foi uma das participantes do evento. "Achei muito interessante a realização desse fórum municipal. Vim aqui porque queria ver qual seria a discussão que aconteceria. Faço cursos na área de dependência química e acho que ter tudo a ver eu participar desse encontro e estar mais próxima desses jovens", relatou.

Já a estudante universitária Helen Fernanda Sebastião, de 20 anos, moradora do bairro Nova Esperança e integrante da Igreja Comunidade Nossa Senhora Aparecida, participou do fórum por curiosidade. "Eu acredito que o jovem está cada vez mais atuante, principalmente com as ações que a Prefeitura de Sorocaba vem fazendo nos bairros", comentou.

Para finalizar o encontro, os participantes se dividiram em grupos para debater assuntos como a PEC da Juventude e também definiram a data do próximo forum municipal: será no dia 23 de fevereiro, último sábado do mês, a partir das 14h. O local ainda não foi definido.

O evento também contou com a participação do secretário da Saúde (SES) Armando Raggio. Entre as entidades presentes no fórum estavam o Rotary 4620, Rotary Granja Olga, Pastoral da Juventude, Associação do Mosaico, Rádio Legal FM, Associação Amor Exigente, Pastoral do Menor, Guarda Mirim, Rasgada Coletiva.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.