Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

26/6/2012 - Sorocaba - SP

'Patrulha Verde' participará de treinamento de combate ao fogo na Flona, nesta quinta-feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Gerência do Fogo da Floresta Nacional de Ipanema realizarão um treinamento com os integrantes da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas "Patrulha Verde" na Flona, em Iperó. A atividade acontecerá durante todo o dia, das 8h às 17h, com aulas teórica e prática direcionadas ao incêndio florestal.

Coordenado pelo gerente do Fogo da Flona, Oscar Rensburg Willmersdorf, durante oito horas o grupo terá atividades que compõem as Noções Básicas de Prevenção e Combate dos Incêndios Florestais, com base no Curso de Formação de Brigada de Incêndios do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Os módulos abordados serão: Organização e Função da Brigada; Comportamento do Fogo; Combate Aéreo e Terrestre; Equipamentos, Ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); Segurança de Campo; Origem e Causas do Fogo, e Prática de Campo com Combate Direto e Indireto em Incêndio Florestal.

A Brigada de Incêndios desempenha atividades em equipe de modo organizado, com hierarquia e disciplina, e sempre priorizando a segurança do brigadista nos combates ao fogo. De acordo com Willmersdorf, é muito importante que, durante os combates, a Brigada esteja atenta ao comportamento do fogo, sua propagação, os valores naturais e patrimoniais ameaçados; e, após a análise dos fatores atuantes, adotar a estratégia de combate mais eficiente.

"Patrulha"

A "Patrulha Verde" foi criada pela Prefeitura de Sorocaba em 2006 com o objetivo de apoiar o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas. Essa parceria se dá nos meses do ano em que o clima é mais seco, visando melhorar a qualidade do ar. Formada por 11 servidores municipais, a "Patrulha" conta com integrantes das Secretarias do Meio Ambiente, de Segurança Comunitária (Sesco), da Defesa Civil e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Eles portam equipamentos de proteção e de combate às chamas, como bombas costais, facões, botas, abafadores e lanternas, entre outros itens. Além disso, voluntários dos seis Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) atuam na conscientização do problema das queimadas em seus bairros.

A campanha conta com dois pontos de observação: um no 5º andar do Paço Municipal e, o outro, num edifício da Avenida Santos Dumont, Zona Norte. Os monitores atuam diariamente, das 12h às 18h.

Após identificar os pontos de incêndio usando binóculos, localizando-os em mapas, os monitores comunicam a Central do Corpo de Bombeiros, no Cerrado, que repassa a uma das suas três unidades - Éden, Santa Rosália e Cerrado, onde também ficam equipes da "Patrulha" para otimização da ocorrência.

Para denunciar queimadas, a população deve ligar no telefone 193 (Bombeiros).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.