19/11/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa OS2 Comunicação
Itens como equipe pedagógica qualificada ajudam a dar segurança às crianças
Todo ano a história se repete. Com a chegada do período de matrícula escolar, a maioria dos pais enfrenta um dilema: como escolher melhor a escola ou berçário que atenda as necessidades educacionais de seus filhos?
Para orientá-los neste processo de escolha, a coordenadora pedagógica do Grupo Morangos Brasil, Silmara Regina Ferraz, organizou um verdadeiro “check-list” contendo alguns parâmetros que devem ser levados em conta. Projeto educacional, equipe pedagógica com constante atualização técnica, alimentação e espaço físico são alguns itens que devem ser avaliados na hora de matricular as crianças na escola ou berçário.
Mas não basta a instituição de ensino dispor de toda infraestrutura necessária para atender o novo aluno. É importante que a criança também se adapte ao novo local. Por isso, é interessante que a direção, a coordenação pedagógica e a equipe escolar dispensem grande cuidado nesse sentido.
“É preciso que os pais se sintam seguros quanto à escolha da escola e possam contar com o apoio da equipe que proporcionará condições psicológicas e emocionais necessárias para que a criança fique segura, o que poderá permitir passar certo tempo do dia longe de sua mãe”, observa a pedagoga.
Segundo Silmara, o ideal é que a escola designe de dois a três dias para que os pais possam participar do convívio com o filho na própria escola. Essa experiência dará a chance de observar como a equipe acolhe as outras crianças.
A pedagoga explica que é importante que a criança tenha condições de desenvolver a confiança necessária nos adultos e no novo ambiente. “É preciso ter um tempo de adaptação, pois cada criança tem seu ritmo e não é aconselhável deixá-la na escola por imposição. Além disso, os pais devem esclarecer ao filho que ele ficará na escola por um período, mas que no horário certo irão buscá-lo”, orienta.
Diferença está nos detalhes
No caso do berçário, é importante verificar se o local proporciona aos bebês um ambiente de aprendizagem ativa, tendo em conta espaços e recursos qualificados e funcionais, fáceis de utilizar e esteticamente atraentes. Isso tem como objetivo fundamental a estimulação do desenvolvimento físico, a coordenação motora, o pensamento lógico-matemático, o desenvolvimento sensorial e cognitivo, a função simbólica e a linguagem da criança.
Silmara comenta que o berçário deve ser um ambiente criado para dar continuidade aos cuidados prestados pela família à criança num local que garante total segurança, bem-estar físico e emocional, bem como desenvolvimento holístico e harmonioso do aluno.
Já a pré-escola deve prezar por um cotidiano que integre uma postura de cuidado à educação, traduzindo em ações os Direitos da Criança. Isso inclui uma atmosfera de tolerância, respeito e curiosidade para com as culturas locais, famílias, comunidades e seus modos próprios de viver.
“Tanto o berçário quanto a pré-escola devem ter um apoio material e afetivo imprescindível ao desenvolvimento global da criança, disponibilizando diferentes atividades curriculares e extracurriculares, inseridas em projetos diversificados que potencializam novos conhecimentos”, argumenta a especialista.
BOX
Check List (O que observar):
a) projeto educacional
b) espaços da escola
c) número de professores por bebê/criança
d) limpeza e conservação do prédio
e) alimentação (se a escola oferece ou não)
f) localização
g) atividades extracurriculares oferecidas
h) preço
i) equipe pedagógica qualificada
Sobre a pedagoga
Silmara Regina Ferraz é formada em pedagogia pela Uniso, com especialização em Gestão Escolar pela Unimep. Possui 17 anos de experiência na área educacional, sendo três anos dedicados à gestão administrativa e pedagógica de unidades privadas de ensino. Atualmente, é responsável pela coordenação pedagógica do Berçário e Escola Morangos, unidade Sorocaba.
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