10/9/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O bairro não recebeu este nome à toa. Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, ao redor da gigante Paineira
A árvore símbolo de Sorocaba, a Paineira (Ceiba speciosa) que originou o nome do tradicional bairro Árvore Grande, encerrou o seu ciclo de vida em 2008, após vários processos de preservação, o que lhe garantiu a sobrevivência estimada por mais de 150 anos. No seu lugar, na avenida São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba plantou um clone da Paineira no dia 21 de setembro de 2010. Hoje, quem passa pelo local pode verificar uma árvore com mais de 3 metros de altura, forte e viçosa.
"Essa árvore testemunhou a história de gerações e gerações no desenvolvimento desta cidade, nada mais justo do que perpetuarmos o material genético da Paineira, em função de sua importância histórica e ambiental para Sorocaba e para todos os sorocabanos", declara Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.
Com mais de 150 anos e aproximadamente 15 metros de altura, em 1978 a Paineira começou a ter problemas quando seu tronco mestre caiu. Depois, ela passou por podas assistidas e dimensionadas. Em 2002, o Núcleo de Estudos Ambientais (Neas) da Universidade de Sorocaba (Uniso) realizou a clonagem através de uma técnica de enxertia por garfagem, comum para propagação em fruticultura. Outro clone da Paineira foi plantado no câmpus Cidade Universitária da Uniso.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.