Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

3/4/2013 - Sorocaba - SP

População marca presença nas atividades do Dia de Combate à Dengue da Regional Leste




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Apesar do mau tempo, as dez UBSs pertencentes à área promoveram algum tipo de ação nesta terça-feira (2), interagindo com os moradores para alertá-los sobre a importância de se manter os hábitos preventivos contra a doença.

 

A chuva atrapalhou um pouco, mas não chegou a cancelar todas as ações do Dia de Combate à Dengue, realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Regional Leste da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) durante esta terça-feira (2). As atividades externas pré-programadas, como passeatas, panfletagens e retirada de possíveis criadouros das ruas, serão remarcadas e ocorrerão nos próximos dias, em datas a serem definidas. Mas as peças de teatro, palestras, exibição de vídeos e até um "velório" aconteceram normalmente e movimentaram a população desta área da cidade.

O Dia de Combate à Dengue foi organizado em conjunto com a Seção de Controle de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE) e escolas municipais e estaduais. O objetivo da ação foi promover a integração entre os profissionais de saúde das unidades e a população, com a finalidade de diminuir o número de casos naquela região e consequentemente na cidade e conscientizar a população sobre as medidas de combate à doença.

"O objetivo do evento foi sensibilizar a população sobre a importância de se combater a dengue, de maneira permanente. A ideia é que esse movimento tenha continuidade, para que as ações de combate e prevenção à doença não caia no esquecimento da população. Por isso, em breve, vamos organizar novas atividades", comenta a diretora da Regional Leste da SES, Maria José Mitiko Nogami. "Abril é historicamente o mês de maior incidência de casos de dengue em Sorocaba. Atenta a isso, a Regional Leste da SES organizou esta ação visando a conter o avanço da doença na cidade", completa Solange Ismerin, enfermeira da VE.

Quem passou de manhã pela UBS do bairro Éden, por exemplo, teve a oportunidade de assistir a uma palestra sobre a dengue, sobre as formas de combate ao mosquito transmissor, prevenção e sintomas da doença. Muita gente prestou atenção e prometeu passar as informações adiante. As UBSs Escola e Barcelona promoveram a encenação de peças de teatro. Os pacientes da UBS Aparecidinha assistiram a um vídeo educativo.

A UBS da Vila Sabiá chamou a atenção da população de sua área de abrangência realizando um velório em sua recepção. Quando alguém chegava perto do caixão, se surpreendia ao ver sua própria imagem dentro dele. Na verdade, havia um espelho em seu interior. O objetivo foi chamar a atenção e sensibilizar a população, lembrando que a dengue mata e por isso é tão importante eliminar sempre todos os criadouros do mosquito transmissor.

As UBSs que integram a Regional Leste da SES são: a Escola, Aparecidinha, Barcelona, Brigadeiro Tobias, Cajuru, Éden, Vila Haro, Vila Hortência, Vila Santana e Vila Sabiá. A SES dividiu a cidade em três regionais – Leste, Norte e Oeste – para o melhor planejamento e execução das ações em Saúde.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.