25/5/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Os visitantes do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" já podem escolher um nome para o filhote fêmea do Cervo-do-Pantanal, que nasceu em abril deste ano no zoo. A escolha será feita por votação numa urna que está disponível na biblioteca do setor de Educação Ambiental do parque. Já o "Batizado Animal" ocorrerá no dia 5 de junho, às 14h30, em frente ao recinto do bicho.
Promovida pela Área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Zoológico, a atividade faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.
O cervo-do-pantanal - o maior cervídeo brasileiro - é uma espécie ameaçada de extinção, que vive em áreas alagadas da América do Sul, como o Pantanal brasileiro e áreas de várzea do Rio Paraná. O avô da filhote, por exemplo, veio para o "Quinzinho" depois que perdeu seu habitat natural para a construção da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera (SP).
Como 2012 foi escolhido pela ONU como o "Ano Internacional da Energia Sustentável", muito tem se debatido sobre os impactos que a geração de energia causam ao meio ambiente. "Essa atividade visa trabalhar as questões relacionadas à conservação do animal e de seu habitat, apresentando e incentivando ações individuais e coletivas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental e, consequentemente, da qualidade de vida", explica a secretária Jussara de Lima Carvalho.
Outro fato importante é que a reprodução em cativeiro de animais ameaçados de extinção, como os cervos-do-pantanal, é extremamente rara. "Para que isso ocorra, é necessário que os animais vivam com qualidade no espaço do recinto e na alimentação. E o nascimento dessa fêmea reforça mais uma vez o ótimo trabalho realizado pela nossa equipe do Zoo", declara Jussara.
Cervo-do-Pantanal
Ocorrência: Originalmente, é característico de áreas úmidas e inundáveis da América do Sul. Hoje são mais encontrados no pantanal brasileiro (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), na região da ilha do Bananal, Rio Araguaia (Mato Grosso e Tocantins), Rio Guaporé (Rondônia) e várzeas remanescentes do Rio Paraná (Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo). É também encontrado na Argentina, Bolívia e Paraguai. Porém, nos rstados do Maranhão, Piauí, Bahia e Rio Grande do Sul já não existem mais relatos de ocorrência, o que leva a crer que a espécie está extinta nestes locais.
Habitat: locais alagados, preferencialmente onde a lâmina d'água não ultrapassa 60cm, mesmo sendo bons nadadores.
Importância ecológica: os cervos são importantes dispersores de plantas aquáticas, controladores de populações vegetais, além de fazerem parte da alimentação dos grandes carnívoros brasileiros, assim como a onça-pintada.
Alimentação na natureza: os cervos são herbívoros e se alimentam basicamente de gramíneas e de folhas e brotos de plantas que crescem em ambientes úmidos ou inundados.
Reprodução: A gestação dura aproximadamente nove meses e, geralmente, nasce apenas um filhote.
Informações Gerais: não costumam conviver em grandes grupos, geralmente vivem individualmente ou em grupos de 3 ou 4. Os cascos dos cervos possuem membranas adaptadas para a vida em lugares alagados, suas longas pernas também lhe servem para melhor locomoção.
Alimentação no cativeiro - Zoo: abóbora, banana, repolho, verdura de época, escarola, vitamina e sal mineral.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.