Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

6/5/2016 - Sorocaba - SP

Praça da Biodiversidade será entregue com atividades educativas




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2016-05-02-praca-da-biodiversidade-ft-claudio-de-castro-ferreira-7

Plantio de árvores, Blitz da Biodiversidade e exposições fazem parte da programação gratuita 

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugura neste sábado (dia 7), às 9h, a Praça da Biodiversidade, uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados localizada na marginal direita do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca. Além da solenidade, a Prefeitura de Sorocaba realizará atividades educativas e gratuitas voltadas a pessoas de todas as idades.

Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Praça da Biodiversidade é um espaço conceito no qual elementos da flora local, e outras estruturas, foram implantados com o objetivo de possibilitar abrigo e alimentação para animais da região, particularmente de pássaros, funcionando como um refúgio da biodiversidade.

“Nós criamos a Praça da Biodiversidade com condições para que o maior número possível da biodiversidade existente na área urbana do nosso município, ou seja, plantas, insetos e pequenos animais, principalmente pássaros, possam utilizar o espaço, seja para moradia, alimentação e até mesmo para se proteger”, explica o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro.

A implantação da praça integra os projetos prioritários do Programa “Sorocaba a Cidade da Biodiversidade”, realizado pelo Governo Municipal. O programa visa fomentar medidas ousadas e inovadoras com relação à biodiversidade, com vista a assegurar os serviços dos ecossistemas existentes na cidade.

Os atrativos

No novo espaço a população terá a oportunidade de conferir os dois biomas existentes na cidade – Mata Atlântica e Cerrado – e conhecer um pouco mais da flora e da fauna que habitam Sorocaba. Para isso, foram plantadas 1.100 árvores de espécies nativas no local, como sibipiruna, jequitibá, quaresmeira e jerivá (exemplares da Mata Atlântica), e cambará, jatobá, ipê-amarelo, ipê-branco, angico-do-cerrado e barbatimão (representando o Cerrado). Além disso, o entorno da Praça da Biodiversidade ganhou outras 300 árvores nativas.

A população poderá acessar todos os lugares que tenham vegetação. “A ideia é que as pessoas venham aqui, pisem na grama, façam piquenique e observem os elementos deste espaço”, destaca Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

Além de pequenos ambientes de Mata Atlântica e Cerrado, a Praça da Biodiversidade tem um brejo – ambiente aquático existente na região de Sorocaba – no qual foram plantadas diversas taboas. Com novecentos metros quadrados, o brejo abriga uma pequena ilha. Outro atrativo são os jardins nativos para abelhas espalhados pela praça e nos quais foram colocados arbustos, pequenas árvores e herbáceas que são atrativos de polinizadores.

Um detalhe que chama a atenção de quem passa pelo local é uma pá eólica de cerca de quarenta metros apoiada horizontalmente na pequena ilha do brejo. Recentemente ela ganhou o grafite das mãos dos artistas Will Ferreira e Michel Japs, do Fite Art, que tiveram como inspiração o tema “Biodiversidade de Sorocaba”, retratando a flora, a fauna e o ser humano, e se tornou mais uma obra de arte a céu aberto de Sorocaba.

Além disso, a Praça da Biodiversidade conta com calçada acessível e iluminação com lâmpadas de tecnologia Diodo Emissor de Luz (LED). A vantagem em aplicar o LED na iluminação urbana é que a tecnologia utiliza menos energia para uma mesma iluminação. Outro ponto a destacar é que oferecem maior durabilidade, não contém mercúrio e tem alto índice de reprodução de cores, o que possibilita uma acentuada melhora na percepção de elementos que integram a paisagem urbana.

A implantação deste tipo de iluminação na praça é resultado de uma parceria entre Secretaria do Meio Ambiente e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, por meio do Projeto Urban LEDS (Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono), do qual Sorocaba participa.

“Sorocaba passou por um ciclo de planejamento para enfrentar as mudanças climáticas e estabelecer uma estratégia de desenvolvimento de baixo carbono. Este pequeno piloto com a substituição das lâmpadas incandescentes convencionais por lâmpadas LED na Praça da Biodiversidade gerará economia de energia para a Prefeitura e melhor iluminação e segurança para os visitantes da praça. Esperamos que a demonstração prática dos benefícios adicionais a redução de emissões de carbono, possibilite a implementação em escala e até replicação por outras Prefeituras”, destaca o presidente do Secretariado para América do Sul do ICLEI Pedro Roberto Jacobi.

Até a inauguração, a Secretaria do Meio Ambiente ainda vai implantar a comunicação visual da Praça da Biodiversidade, com nove placas educativas sobre os biomas e as espécies locais, de forma a privilegiar a sensibilização dos munícipes por meio da Educação Ambiental. Também serão colocados no local cerca de 50 ninhos de cerâmicas produzidos especialmente pelo oleiro sorocabano Michel da Cunha.

Programação

Entre as atividades programadas para este dia, a Secretaria do Meio Ambiente realizará a 8ª Blitz da Biodiversidade, das 9h30 às 11h30, uma ação educativa que visa sensibilizar os motoristas da cidade sobre o problema do atropelamento dos animais silvestres. No Brasil, cerca de 475 milhões de animais silvestres são atropelados por ano, segundo dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).

Durante a blitz, a equipe de Educação Ambiental informará aos motoristas sobre estes números alarmantes utilizando materiais educativos. A ação conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Na ocasião, a Secretaria do Meio Ambiente também divulgará aos motoristas o aplicativo de celular Sistema Urubu, desenvolvido pelo CBEE a fim de mapear as áreas com maior incidência de atropelamentos. Por meio dele, qualquer cidadão pode contribuir com a fauna. Para isso, quando encontrar um animal atropelado basta tirar uma foto usando o aplicativo e ela é enviada para o Centro com dados do local e da hora. Assim, é possível analisar os pontos vulneráveis e propor mudanças para reduzir os atropelamentos.

O evento também terá a exposição “Biodiversidade na Cidade” nas vias do entorno da Praça da Biodiversidade, com totens educativos em alusão às espécies que habitam a cidade, em especial o rio Sorocaba. Serão 13 diferentes totens com espécies como o socó-dorminhoco, tabarana, cará, ratão-do-banhado, lobo-guará, paineira, entre outros.

Entre 9h30 e 11h30, o público também poderá conhecer a fauna de Sorocaba que estará exposta no Ônibus Verde, que ficará estacionado no local.  Serão mais de 20 espécies de animais taxidermizados e o trabalho de monitores que explicarão sobre a importância da biodiversidade e a correlação com os ambientes representados no espaço público.

Outra ação programada para às 9h30 é um plantio com o apoio voluntário dos participantes da Semana de Meio Ambiente “Meio Ambiente em Questão”, da Universidade de Sorocaba (Uniso), e organizada pelos alunos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Para a ação, a Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba vai oferecer uma oficina de plantio e também as mudas de árvores nativas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.