19/8/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Na manhã deste domingo (18), aproximadamente 60 alunos do Ensino Médio do Colégio OSE COC participaram de um plantio de 71 árvores nativas na Praça Frei Baraúna, no Centro, durante a realização do projeto Viva o Centro. A ação ambiental fez parte das atividades em comemoração ao aniversário de 359 anos de Sorocaba.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema), Parcerias (Separ) e Cultura e Lazer (Secult), o plantio teve como objetivo fazer a compensação ambiental de 32 exemplares arbóreos que foram suprimidos em julho deste ano, por apresentarem risco de queda devido a doenças ou por estarem no final do ciclo de vida.
"Nós conseguimos fazer parte da recomposição da vegetação desta praça, já que plantamos 71 dos 93 exemplares arbóreos que precisamos plantar. Com isso, nós também estamos pensando nas árvores que estão envelhecendo e futuramente terão também que ser substituídas", explica Rafael Castellari, chefe de divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
Foram plantados 21 jequitibás, árvore símbolo do Estado de São Paulo; 25 ipês-amarelos, árvore símbolo do Brasil; 21 paus-brasil, árvore de grande relevância histórica e cultural de nosso país; e 4 paineiras, árvore símbolo da cidade de Sorocaba.
Elen Silva, de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da OSE COC, plantou uma muda de jequitibá ao lado de suas amigas. Moradora da Vila Fiori, essa foi a primeira vez que plantou uma árvore. "Além de ajudar o meio ambiente, nós também ganharemos um ponto na prova de biologia. Achei bem legal, todo mundo saiu ganhando", declarou.
Para a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Vívian Ferreira de Souza, é importante incentivá-los a participar de ações como essa. "Isso é muito legal, pois envolve também atividades culturais e a integração com a família, que é muito importante, pois alguns pais vieram acompanhar seus filhos", lembrou.
O plantio também contou com a participação de munícipes, como a cabelereira Rosa Maria Conceição Duarte, 48 anos. Moradora da Vila Barão, ela compareceu ao Viva o Centro ao lado do seu marido e plantou duas mudas de ipê-amarelo na Frei Baraúna. "O ser humano tem que se interessar mais pela natureza. Eu vim aqui porque acho importante a gente participar de ações como essa. Parabéns pela iniciativa!", elogiou. Ao final, dona Rosa ainda levou duas mudas para plantar no quintal da sua casa.
A aposentada Leodete Borges e sua neta Raquel Haring, de 22 anos, também compareceram ao evento. "Viemos buscar mudas para plantamos no quintal de casa e na nossa chácara. Acho bem bacana esse incentivo", comentou. Elas levaram exemplares de aroeira-salsa, pata-de-vaca, ingá e ipê-rosa.
Todos os participantes da ação puderam adquirir um Passaporte Ambiental e dois carimbos referentes ao plantio de mudas e a oficina de plantio.
No local, a comunidade também pode conferir anéis retirados das árvores que foram suprimidas para conhecer as diversas técnicas utilizadas para diagnóstico das condições fitossanitárias das árvores.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.