Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/7/2013 - Sorocaba - SP

Pré-conferência da Cultura extrai mais de 30 propostas dos grupos de trabalho




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 

Dos seis grupos de trabalho, que na tarde desta sexta-feira (26) atuaram dentro da pré-conferência da Cultura, saíram 36 propostas livres para o evento oficial do próximo sábado, 3 de agosto, quando a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), faz a sua 4ª Conferência Municipal da Cultura.

Foram seis células de discussões sobre a Criação das estratégias para o fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável; a Qualificação da Gestão Cultural: Desenvolvimento e Implementação de Planos Territoriais e Setoriais de Cultura e Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura; a Discussão da cultura sorocabana nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; a Democratização e ampliação do acesso à cultura e descentralização da rede de equipamentos e serviços culturais, o  Fomento da produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais (valorização e fomento das iniciativas culturais locais e articulação em rede) e a Promoção da diversidade cultural, acessibilidade e tecnologias sociais e culturais.

"Foi um ensaio para a Conferência e o público foi muito participativo, demonstrando o quanto está interessado e preocupado em discutir as políticas culturais para Sorocaba", disse a coordenadora do evento, Jaqueline Gomes.

Pela manhã, a pré-conferência foi marcada pela participação de palestrantes que falaram sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC), sobre o Direito à Cultura e à relação entre Cultura e Desenvolvimento. Questões intrínsicas aos quatro eixos de discussão propostos pela Conferência Municipal e que levará à edição estadual do evento a posição de Sorocaba no que diz respeito à produção cultural, ao incentivo ao acesso e à participação popular na área. Foram palestrantes o consultor da Unesco no Ministério da Cultura para implantação do Sistema Nacional de Cultura, Frederico Roth, o sociólogo e professor doutor da USP, Luiz Octávio de Lima Camargo e o escritor, pesquisador e documentarista, André Martinez.

Para o secretário da Cultura, José Simões de Almeida Junior, que abriu a mesa de trabalhos, os conferencistas atuaram como agentes de reflexão, discutindo questões que interferem diretamente na promoção e produção cultural. Uma discussão saudável e que visa horizontalizar políticas e ações, promovendo o acesso da população à Cultura.

"Viva a cidade: Cultura e Desenvolvimento"

A 4ª Conferência Municipal da Cultura, que será realizada em parceria com o Sesc e o Sesi, no próximo dia 3 de agosto, vai propor, entre outras coisas, estratégias para a implementação e consolidação de uma Política Municipal de Cultura que aprimore a articulação e cooperação institucional entre os agentes das esferas públicas e a sociedade civil.

Da conferência sairão os delegados que vão representar a cidade na etapa Paulista do evento e, posteriormente, a delegação que irá a Brasília, em novembro, participar da edição nacional das discussões sobre a política cultural brasileira.

A conferência é, ainda, o primeiro passo para que Sorocaba possa se inserir no Sistema Nacional de Cultura e engrossar a relação das 177 cidades paulistas que têm acordo de cooperação com o SNC.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.