16/4/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Com a greve dos coletores da Gomes Lourenço, Lippi pede apoio de empresas prestadoras de serviço na área de limpeza para minimizar o impacto da paralisação junto à população sorocabana.
Após decretar estado de emergência no serviço de coleta de lixo, na manhã deste sábado (14), o que colocou caminhões de outras empresas do setor atuando na remoção de lixo na cidade, o prefeito Vitor Lippi reuniu-se com representantes da concessionária do serviço no município, a Gomes Lourenço, e do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Sorocaba e Região (Sinetur).
Lippi que estava em reunião de trabalho no Paço, resolveu falar com as partes de modo a pedir que prevaleça o bom senso e a justiça em favor da população sorocabana, penalizada com a greve deflagrada na sexta-feira (13). "Não podemos permitir que se instale o caos. Coleta de lixo é uma questão de saúde pública e, mesmo reconhecendo o direito dos coletores, a cidade precisa ter garantido, também, o seu direito à limpeza e à ordem pública", disse Lippi à diretora regional do Sinetur, Isaldite Sampaio Silva. Deixando claro que não estava interferindo no processo de negociação entre os interessados, o prefeito afirmou que acredita na boa vontade da empresa e do sindicato e confessou que espera uma resolução breve para o impasse. "Enquanto porta voz da coletividade, é isso que posso fazer neste momento", assegurou.
O prefeito fez questão, também, de ir até a área central da cidade para ver de perto a situação do acúmulo de lixo e constatou que veículos da Transpolix já faziam a coleta do material naquela região, dando início à limpeza, principalmente, no entorno do mercado municipal.
Lippi fez questão de agradecer aos coletores e motoristas o fato de se disponibilizarem em ajudar num momento em que a municipalidade precisa de um esforço adicional para manter a ordem e a limpeza da cidade.
"Fomos prontamente atendidos pelas outras empresas que prestam serviço à Prefeitura, mas não podemos esquecer que essas parceiras são compostas por homens e mulheres que, diariamente, e até despercebidos, cumprem com seu papel de manter a cidade limpa e bonita para quem quer que aqui chegue. Por isso, faço questão de agradecer pessoalmente. Mais do que uma obrigação, eles cumprem com seu papel de cidadãos e devem ser valorizados por isso", comentou referindo-se ao fato de que, por conta de não terem veículos adaptados à conteinerização e, portanto, não conseguirem recolher as caçambas e contêineres automaticamente, os coletores tiveram que recolher o material manualmente.
O estado de emergência, com atuação da Transpolix, A.Fernandes e Litucera continua até o efetivo retorno dos coletores do lixo domiciliar.
Quanto a sanções e responsabilização por eventuais prejuízos aos cofres públicos, Lippi garantiu que a situação será avaliada juridicamente. Em entrevista à imprensa, o Ministério Público considerou o abusivo o movimento grevista, principalmente, porque não foram cumpridos os prazos e parâmetros da lei que determina prazo de comunicação prévia de paralisação e garantia mínima de atendimento do serviço.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.