Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

10/1/2014 - Sorocaba - SP

Prefeitura abre mais 1.077 vagas em creches




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A convocação dos classificados por meio do Cadastro Único deverá ocorrer nos próximos dias, após a finalização do trabalho de checagem do volume de matrículas realizadas na primeira chamada, quando foram convocadas 3.260 crianças.


A Secretaria da Educação (Sedu) vai chamar mais 1.077 crianças inscritas e classificadas no Cadastro Municipal Unificado , o Cadastro Único. As novas vagas são resultado da inauguração dos nove Centros de Educação Infantil (CEI), ocorrida no mês de dezembro.

O anúncio da abertura dessas vagas foi feito nesta quinta-feira (9) pelo secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior. Com esse volume, a Sedu atenderá 70% dos 6.169 inscritos ao Cadastro Único, num total de 4.337 crianças de zero a três ano ocupando, pela primeira vez, a rede municipal de ensino. Na primeira chamada, foram 3.260 classificados.

Sorocaba já cumpria com 47% da meta de cobertura em creches públicas, estabelecida pelo Plano Nacional de Educação - PNE, do Ministério da Educação, que propõe um atendimento de 50% da população infantil – entre zero e três anos de idade, até 2020. Com as novas vagas, esse percentual aumenta de modo "inacreditável", segundo Simões e, até o final de 2014, com a construção de novos Centros de Educação Infantil a cidade deverá ultrapassar a meta.

"Pelos nossos cálculos, a partir do segundo semestre abriremos mais mil vagas em creches e ficaremos, assim, muito próximos de atender à totalidade do Cadastro Unificado", comentou José Simões, reiterando que "é a construção de espaços que geram as vagas, não o cadastramento da demanda", completou.

Quanto ao chamamento dos inscritos no Cadastro Único para a ocupação dessas 1.077 vagas, Simões foi cauteloso em dizer que o momento é de estruturação do serviço. Conforme explicou, sua equipe faz o levantamento das matrículas efetuadas, das vagas que não foram ocupadas por meio de desistência e será a partir do encerramento deste processo que os classificados serão convocados.

O mais importante, disse, é que o Cadastro Unificado deu transparência e visibilidade ao sistema de entrada na Rede Pública de Ensino e o cidadão pode exercer o controle social.

Quanto a alguns problemas ou dúvidas, ainda, geradas, o secretário diz que seus colaboradores estão à disposição para prestar todos os esclarecimentos, seja nas unidades educacionais, seja na própria secretaria.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.