27/11/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A partir de segunda-feira (2 de dezembro), as seis unidades atenderão das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira
Postos de atendimento descentralizado, que oferecem mais de 100 tipos de serviços, as Casas do Cidadão da Prefeitura de Sorocaba funcionarão uma hora a mais por dia, atendendo a uma antiga reivindicação de muitos munícipes. A partir de segunda-feira (2 de dezembro), as unidades Itavuvu, Ipanema, Ipiranga, Brigadeiro Tobias, Éden e Nogueira Padilha estarão abertas ao público das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Implantadas em 2008, as Casas do Cidadão presta anualmente cerca de 1 milhão de atendimentos de serviços da Prefeitura, Saae, Urbes, Polícia Civil, Poder Judiciário e Correios. Inclusive, a mudança de horário para das 9h às 17h se deve para compatibilizar o funcionamento das Casas do Cidadão ao das agências dos Correios em nível nacional.
Para o secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Hungria de Lara, os postos descentralizados vêm cumprindo o objetivo de atender rapidamente os sorocabanos, dentro do plano de governo do prefeito Antonio Carlos Pannunzio em tornar a gestão pública mais eficiente.
"Estamos investindo para facilitar ainda mais a vida do cidadão, ampliando a gama de serviços oferecidos não só presenciais, mas também pela internet", explica. A mudança será viabilizada pela implantação da nova Infovia, formada por 262 quilômetros de fibra óptica. A nova rede de informações vai possibilitar mais velocidade na transmissão de dados entre as unidades municipais.
Entre os serviços oferecidos pelas Casa do Cidadão estão as emissões de carteira de identidade (RG) e atestados de antecedentes criminais; certidões de tributos fiscais; solicitação de transporte por ambulância; emissão de Cartão SUS; orientações sobre programas de Desenvolvimento Social; 2ª vias IPTU, ISS e contas de água e luz; cursos da profissionalizantes da Uniten; ações da Secretaria da Cultura (Secult); sessões de conciliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania; serviços dos Correios, entre outros.
A unidade Nogueira Padilha não tem posto dos Correios, entretanto, é a primeira das seis a descentralizar atendimentos do Procon – Serviço de Proteção ao Consumidor.
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