Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

16/10/2015 - Sorocaba - SP

Prefeitura anuncia novo fluxo de atendimento pediátrico no município




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o secretário municipal da Saúde, Francisco Antônio Fernandes, apresentaram na tarde desta quinta-feira (15), em entrevista coletiva concedida à imprensa, o novo padrão de atendimento pediátrico dos casos clínicos, cirúrgicos, cirúrgicos eletivos e de UTI em Sorocaba. A partir de agora, o Hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) passa a ser a referência do município.

“O Hospital do Gpaci é moderno, tem expertise e a estrutura física totalmente adequada para o atendimento pediátrico. O município vai ganhar em economia e qualidade”, comentou Pannunzio, antes de assinar o convênio entre a Prefeitura e o Gpaci, que tem a duração de um ano e que pode ser renovado.

O secretário da Saúde explicou que o serviço de pediatria da Santa Casa terá suas atividades suspensas a partir desta sexta-feira (16). “O principal motivo é atender de maneira adequada, confortável e humanizada as crianças que necessitam de internação. O Hospital Gpaci foi projetado e se especializou no atendimento infantil, enquanto a Santa Casa como Hospital Geral vinha se adaptando dia a dia para este atendimento”, disse.

Desta maneira, a partir desta sexta-feira (16), a Central Municipal de Regulação encaminhará os casos pediátricos clínicos, cirúrgicos, cirúrgicos eletivos e de UTI – como já é realizado normalmente – ao Hospital do Gpaci, e não mais para a Santa Casa, que deixa de ser referência.

“A ‘porta aberta’ para os casos pediátricos de urgência e emergência continuam os mesmos em Sorocaba: as duas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Oeste e Zona Leste; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden e os Pronto Atendimentos (PAs) Laranjeiras e São Guilherme. Para o munícipe não muda em nada. O que muda é que agora os casos pediátricos que necessitem de internação serão encaminhados ao Hospital do Gpaci ou para o Hospital Santa Lucinda (baixa e média complexidade)”, falou Fernandes.

Considerando a taxa de ocupação máxima de 75% de leitos de enfermaria na Santa Casa e respeitando a sazonalidade, o Hospital do Gpaci contará com 22 leitos de enfermaria e a UTI tem cinco leitos contratualizados. Também são três leitos de tratamento semi-intensivo, como era na Santa Casa. “Todos os serviços de retaguarda em exames, especialidades e cirurgias de urgência e eletivas serão realizados agora no Gpaci, com mais conforto para pacientes e familiares”, disse o secretário.

Fernandes lembrou que as UPHs Zona Oeste e Zona Leste e a UPA do Éden estão estruturadas para dar assistência aos casos mais graves, enquanto eles aguardam transferência para as respectivas internações, seja ao Hospital do Gpaci ou ao Santa Lucinda. O secretário falou ainda que não haverá alteração nos fluxos das maternidades da cidade.

Os pacientes que estavam na Santa Casa – onze na enfermaria, três nos leitos de tratamento semi-intensivo e três no Pronto Socorro – começaram a ser transferidos ao Hospital do Gpaci nesta quinta-feira (15).

Também participaram da entrevista coletiva o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho; o gestor geral da Santa Casa de Sorocaba, José Luiz Pimentel; o presidente do Gpaci, Carlos Camargo Costa e o administrador hospitalar do Hospital do Gpaci, Ricardo Diacov.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.