Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/1/2013 - Sorocaba - SP

Prefeitura conta com 17 obras de creches em andamento




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Entre construção de novos prédios, reformas, ampliações e adaptações, a Prefeitura de Sorocaba conta com 17 obras de creches em andamento. Ao todo, são 35 obras relacionadas à educação previstas para serem entregues até o início do segundo semestre. Algumas das obras estão praticamente concluídas ou em fase final, como as dos Centros de Educação Infantil (CEI) do Parque São Bento e do Jardim Pacaembu.

Entre fevereiro e julho, outras 15 creches serão entregues gradativamente, envolvendo as que estão sendo construídas em parceria com o governo federal ou com recursos próprios do município. Conforme destaca a secretária municipal da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, desde os primeiros dias de janeiro foram intensificados os trabalhos em conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços para que essas unidades entrem em funcionamento o mais rápido possível, minimizando o deficit de vagas nas creches. “São prédios que vão gerar uma média de 120 vagas cada”, revela.

Para Dulcina Guimarães Rolim, o desafio da Secretaria da Educação não se constitui em apenas construir creches e encontrar vagas para as crianças na rede municipal. “Nossa preocupação vai além do espaço. As creches fazem parte do contexto educacional. É nelas que a criança irá desenvolver as primeiras habilidades e capacidades, que a tornará capaz de desempenhar seu papel de aluno no futuro”, explica.

As unidades construídas em parceria com o governo federal irão beneficiar as comunidades Ana Paula Eleutério (previsão de entrega em março), Aparecidinha (julho), Éden (abril), Jardim Califórnia (abril), Jardim Tropical (abril), Nova Ipanema (abril), Jardim São Guilherme (maio), Horto Florestal (junho), Santa Esmeralda (fevereiro) e Sorocaba Park (maio). 

As creches que estão sendo construídas com recursos municipais atenderão as crianças dos bairros Jardim Novo Mundo (entrega março/13), Wanel Ville (março), Jardim Piazza di Roma (maio), Parque São Bento (maio) e Jardim Nova Esperança (fevereiro). A Prefeitura também trabalha na ampliação da capacidade dos Centros de Educação Infantil (CEI), do Jardim Ipiranga (entrega em fevereiro), Vila Barão (junho), Parque São Bento (janeiro), Jardim Matilde Gavin (junho), Jardim Pacaembu (fevereiro). 

Além das unidades que atendem a demanda da educação infantil, a secretária da Educação destaca ainda as obras em andamento para construção de unidades voltadas ao ensino fundamental. Em parceria com o governo estadual são cinco unidades que beneficiarão estudantes do Éden, Ipanema Ville, Santa Bárbara, Santa Esmeralda e Vila Barão.Todas elas com previsão de entrega entre março e junho.

 

Mais obras

Também voltadas ao ensino fundamental a Prefeitura constrói com recursos municipais outras quatro unidades que irão atender a demanda dos bairros Parque Santa Esmeralda, Brigadeiro Tobias, Recreio dos Sorocabanos e o novo prédio da EM “João Francisco Rosa”, da Vila Guilherme. 

Os bairros do Éden, Herbert de Souza e Jardim Rodrigo, estão sendo contemplados ainda com prédios da Oficina do Saber, que deverão ser entregues entre abril e junho. Conforme o Plano de Metas da Educação Nacional, até 2020 os municípios brasileiros devem atender 100% das crianças em idade de frequentar a creche. 

No caso de Sorocaba esse índice está bem próximo de ser atingido, embora a secretária lembre que esse trabalho é continuo. “Muitas famílias chegam de outras cidades, assim como nasce um grande número de crianças em Sorocaba. Logo, a demanda será permanente“, conclui.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.