Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

21/2/2014 - Sorocaba - SP

Prefeitura de Sorocaba abre as portas da Santa Casa à imprensa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba


O prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, e o gestor geral do Hospital Santa Casa de Sorocaba, Francisco Antônio Fernandes, receberam a imprensa local – emissoras de televisão, rádios e jornais – na manhã desta quinta-feira (20) e convidaram as equipes para visitar as dependências do hospital, que está sob gestão municipal, após requisição da Prefeitura, desde o último dia 16 de janeiro.

Os jornalistas percorreram o corredor principal das enfermarias, conheceram a UTI Pediátrica e o Banco de Leite – que devem ser reativados em até 60 dias – e o Pronto Socorro Municipal. Atualmente, os atendimentos na Santa Casa são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pannunzio acompanhou os jornalistas e respondeu aos seus questionamentos e dúvidas. O prefeito fez uma avaliação positiva destes primeiros trinta dias após a requisição do hospital pela administração municipal. "Estamos satisfeitos, porque temos observado que os casos que chegam no hospital agora têm mais resolutividade", comentou.

"Com a reorganização do sistema de urgência e emergência e o funcionamento da Central de Regulação Municipal, os pacientes que atualmente vêm à Santa Casa têm segurança no atendimento", completa Pannunzio.

"A requisição da Santa Casa, determinada pelo prefeito Pannunzio, está sendo um grande desafio para a Prefeitura, pois esta é uma experiência nova para a administração, porém feita com cuidado e atenção. O apoio de diversos setores  e áreas especializadas da cidade também é muito importante", opina o secretário da Saúde, Armando Raggio.

O secretário municipal de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho; o chefe de gabinete do Poder Executivo, Rodrigo Maldonado, e a comissão de gestão de Santa Casa também recepcionaram a imprensa.

  Medidas e ações

O médico Francisco Antônio Fernandes, gestor geral da Santa Casa conta que, ao assumir a administração do hospital, a primeira medida que tomou foi garantir os atendimentos em todas as especialidades médicas à população, contratando 45 grupos médicos para o PS, cirurgias, retaguarda, laboratório e outros procedimentos. Agora, a equipe gestora trabalha na reorganização e implantação de processos de atendimento na recepção, enfermagem e compras, comuns a qualquer hospital.

Hoje, o hospital conta com 232 leitos SUS, sendo 27 (leitos de emergência e retaguarda) no Pronto Socorro. Também existem 48 leitos em reforma, que devem começar a ser utilizados em até 60 dias. Nestes poucos mais de 30 dias de gestão municipal, Francisco diz que o número de internações SUS ampliou em torno 40%.

Após a mudança no sistema de atendimento do Pronto Socorro Municipal, a unidade realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês. Até novembro de 2013, o PS fazia um média mensal de 10 mil atendimentos.

"O número de atendimentos diminuiu, só que a grande maioria dos casos que chegava aqui não precisava de atenção hospitalar. Hoje, cerca de 70% dos pacientes que chegam no PS, triados pelas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto Atendimentos (PAs) e Samu-192, são internados no hospital", explica Fernandes, lembrando que o objetivo é aumentar para 5 mil os atendimentos mensais no PS Municipal.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.