12/6/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
O trabalho auxilia o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas
A Prefeitura de Sorocaba realizou na manhã desta terça-feira (11) a cerimônia de lançamento da 8ª edição da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas "Patrulha Verde". O evento ocorreu no Salão de Vidro, no andar térreo do Paço Municipal.
Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, a "Patrulha Verde" foi criada em 2006 com o objetivo de apoiar o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas nos meses do ano quando o clima é mais seco. Além de causar prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal e diminuindo a fertilidade do solo, as queimadas comprometem a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente, as respiratórias.
"Essa parceria com o Corpo de Bombeiros é de extrema importância para todos nós. Sorocaba tem se destacado na área ambiental e isso é motivo de orgulho para todos nós, mas isso não tira a nossa responsabilidade para cada vez mais aprimorarmos o nosso trabalho. Parabéns a todos da Secretaria do Meio Ambiente", destacou Edith Di Giorgi, vice-prefeita e secretária das pastas da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv).
De acordo com a secretária Jussara de Lima Carvalho, os "patrulheiros" têm uma função muito importante no trabalho de combate ao fogo. "Nem sempre justifica o deslocamento de grandes veículos do Corpo de Bombeiros para combater pequenos focos de incêndio e aí entra o trabalho da Patrulha Verde", explicou.
Para o capitão Ivan Luiz Godinho, comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, a "Patrulha Verde" serve como modelo a ser implantado em outros municípios. "Sorocaba é referência estadual. Essa parceria é muito importante não só para o controle da qualidade do ar, mas vocês também estão ajudando a salvar vidas", elogiou, referindo-se a otimização de recursos humanos e de equipamentos do Corpo de Bombeiros, com a atuação dos "patrulheiros" no combate ao pequenos focos de incêndio na cidade.
Jussara, porém, ressalta que nada adianta o combate ao fogo se não houver também um trabalho de conscientização da população de que queimada é crime e traz prejuízos ambientais e à saúde. "É muito importante conscientizar a população quanto aos problemas causados pelas queimadas e isso depende de todos. A poluição do ar é a mais democrática que existe, atinge a todos nós", ressaltou.
Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente vem realizando desde 2010 o projeto Amigos do Meio Ambiente, um coletivo educador que vem trabalhando a questão das queimadas com a população, principalmente da Zona Norte da cidade, que é o local com maior incidência de focos de incêndio. Além disso, um trabalho de educação ambiental, com foco neste tema, é realizado tanto nas escolas, nos parques, como com a comunidade em geral.
A secretária Jussara destacou também a importância do trabalho da mídia local para a conscientização da população. "As pessoas têm que perceber o quanto é danoso atear fogo, precisamos convencer essas pessoas, conto com a ajuda de vocês", declarou.
Neste ano, de janeiro ao dia 10 de junho, antes mesmo do lançamento oficial, a equipe da campanha atendeu 58 ocorrências de focos de incêndio na cidade. Já em 2012, a "Patrulha Verde" combateu 540 ocorrências, sendo 11 em março, 21 em abril, 23 em maio, 21 junho, 58 em julho, 165 em agosto, 128 em setembro, 84 em outubro, 22 em novembro e 7 em dezembro. Deste total, 53% ocorreram na Zona Norte, 27% na Zona Leste, 14% na Zona Oeste e 6% na Zona Sul.
Participaram também do evento os secretários João Leandro da Costa Filho (Governo e Relações Institucionais), Roberto Montgomery Soares (Segurança Comunitária) e Rodrigo Maldonado (Gestão de Pessoas).
Sobre a Patrulha Verde
Formada por seis pessoas, a "Patrulha Verde" conta com integrantes da Secretaria do Meio Ambiente e da Cooperativa de Egressos e Familiares de Sorocaba e Região (Coopereso), que receberam treinamento específico; assim como voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs). Eles portam equipamentos de proteção e de combate às chamas, como bombas costais, facões, botas e abafadores, lanternas, entre outros itens.
Cada equipe permanecerá em uma unidade do Corpo de Bombeiros - Éden, Santa Rosália e Cerrado, assim como um veículo da "Patrulha Verde" e toda ocorrência será atendida com um integrante da corporação. O trabalho será realizado diariamente das 9h30 às 18h30.
Para denunciar queimadas, a população deve ligar no telefone 193 (Bombeiros).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.