Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

11/2/2015 - Sorocaba - SP

Prefeitura divulga dados preliminares da pesquisa de acessibilidade




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), divulgou esta semana os dados preliminares da pesquisa sobre acessibilidade nas calçadas da região central da cidade, que começou em setembro de 2014. A participação da pesquisa se dá por meio do site da Prefeitura, onde o internauta pode responder um questionário e indicar ruas que apresentam problemas.

Até os primeiros 15 dias de janeiro deste ano, 59 pessoas acessaram o site, sendo que 49 delas se manifestaram sobre as condições inadequadas das calçadas da região central da cidade. Esse levantamento é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD). 

O objetivo da pesquisa é o de identificar os principais obstáculos e necessidades das pessoas com deficiência, bem como sugestões pertinentes que poderão ser inseridas nas políticas públicas a serem desenvolvidas pela administração municipal. Entre as interferências existentes nas calçadas, e apontadas na pesquisa, estão os postes de iluminação, carros estacionados sobre os passeios públicos, rampas para garagem, poste de semáforo, ausência de piso, árvore de grande porte, além de pisos quebrados e irregulares.

Parte dos entrevistados apontou como maiores desafios as calçadas estreitas e irregulares, que dificultam a passagem, principalmente de cadeirantes. Outros apontam os desalinhamentos e desnivelamentos dos pisos como impedimento para uma caminhada segura pelas calçadas das vias da região central, considerado o primeiro anel viário da cidade.

A pesquisa também contou com a participação de cidadãos que elogiaram a organização e o trânsito de Sorocaba. Uma moradora de Campinas, que frequentemente vem a Sorocaba a trabalho, elogiou a rede cicloviária local, a qual considera um exemplo para o país. Citou também o importante serviço prestado pelos agentes de trânsito da Urbes e concluiu dizendo que Sorocaba é uma cidade organizada e civilizada no trânsito.

O coordenador do Projeto de Calçadas da Prefeitura, arquiteto Aggeu Monteiro de Carvalho Júnior, explica que a participação dos cidadãos, por meio da pesquisa, está sendo útil para as ações que a municipalidade irá implementar para melhorar a acessibilidade das calçadas. “É fundamental esse tipo de abordagem junto aos munícipes, pois a Prefeitura não consegue levantar pontos específicos e a população, que circula diariamente pelas ruas centrais, consegue apontar da melhor maneira os problemas e necessidades de cada região”, afirmou.

A primeira obra de melhoria que teve a participação da população e do CMPCD foi a Rua Brigadeiro Tobias, onde as calçadas do trecho entre as Ruas XV de Novembro e Monsenhor João Soares foram alargadas. Entre as vias com falta de sinalização, calçadas estreitas ou irregulares apontadas pelos participantes da pesquisa, também estão: Praça Frei Baraúna, Rua Cel. Cavalheiros e Av. Afonso Vergueiro. 

Os próximos passos serão o alinhamento dos resultados da pesquisa com as frentes de trabalho em algumas etapas no sentido de identificar as calçadas que necessitam apenas de reparo no pavimento e prever as ações para execução do serviço. As que necessitam de alargamento, neste segundo caso, parte da premissa de elaboração de cadastro e projeto, prevendo as intervenções existentes no local. A população pode contribuir respondendo à pesquisa pelo Portal da Prefeitura www.sorocaba.sp.gov.br 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.