13/1/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Unidade, que integra a Rede de Atenção Psicossocial da cidade e faz parte do Programa Crack, é Possível Vencer, tem como objetivo promover cuidados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugurou na manhã desta sexta-feira (10) a primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil de Sorocaba, que recebeu a denominação "Tudo Nosso". A unidade, que prestará assistência para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, está localizada ao lado do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III, na Vila Angélica, e será administrada pela ONG Lua Nova, por meio de convênio aprovado pelo Ministério da Saúde.
"A entrega dessa Unidade de Acolhimento no município, alguns meses após a inauguração do CAPS AD III, é mais um passo para o redimensionamento da Rede de Atenção Psicossocial de Sorocaba", disse Pannunzio enaltecendo a importância da parceria com o Governo Federal e com a ONG Lua Nova para a concretização deste projeto. "Esperamos, em breve, entregar para a cidade pelo menos mais duas Unidades de Acolhimento, como esta ", completou.
O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, explicou que a Unidade de Acolhimento integra a Rede de Atenção Psicossocial de Sorocaba e faz parte do programa 'Crack, é Possível Vencer', do Governo Federal, ao qual o município aderiu, no ano passado. O objetivo desta unidade é garantir o acolhimento voluntário e ofertar cuidados contínuos às pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar e que necessitam de acompanhamento terapêutico e proteção.
Também participaram da inauguração da Unidade de Acolhimento "Tudo Nosso" a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social de Sorocaba, Edith Maria Di Giorgi; demais secretários municipais; os vereadores Carlos Leite e Saulo do Afro Arts, a coordenadora da área de Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Luciana Togni Surjus e a presidente e fundadora da ONG Lua Nova, Raquel Barros, entre outras autoridades. Presentes à cerimônia, jovens assistidos pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), foram convidados pelo prefeito a descerrar a placa inaugural.
Sobre a unidade
A Unidade de Acolhimento Infantojuvenil "Tudo Nosso" contará com dez vagas, para ambos os sexos. Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Luciana Togni Surjus, a demanda não será espontânea e os usuários serão referenciados pelos CAPS AD III e AD II. O CAPS de referência será responsável pela elaboração do projeto terapêutico de cada usuário.
A Unidade de Acolhimento terá caráter residencial transitório, ofertando aos pacientes cuidados continuados, convivência em grupo familiar e social. Os pacientes podem ficar até seis meses na unidade com o objetivo de manter a estabilidade clínica, o controle da abstinência e a redução das situações de vulnerabilidades social e familiar. Ainda segundo Luciana, a unidade começa a funcionar às 7h da próxima segunda-feira (13) e permanecerá aberta 24 horas, nos sete dias da semana.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.