8/1/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Com 262 Km de fibra óptica, Infovia beneficiará vídeomonitoramento, Sabe Tudo, lousas digitais e atendimento ao cidadão
Uma Infovia de aproximadamente 262 quilômetros vai interligar as unidades da Prefeitura de Sorocaba a partir do segundo semestre. Esta rede de fibra óptica vai aumentar a velocidade e diminuir custos na transmissão de informações, ampliar os serviços oferecidos e melhorar o atendimento aos cidadãos. Até esta terça-feira, cerca de 40 quilômetros já foram implantados, em pontos da Zona Leste, Zona Norte, Zona Industrial e do Centro.
Entre os setores públicos beneficiados, que serão beneficiados pela Infovia ao longo dos próximos três anos, estão a conexão à internet nos Sabe Tudo e unidades de saúde; a rede de videomonitoramento no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM); as lousas digitais das Escolas Municipais; o sistema de internet pública; a ampliação dos serviços oferecidos por meio do portal Sorocaba.sp.gov.br e agilização dos atendimentos no Paço Municipal e Casas do Cidadão, entre outros.
De acordo com a Área de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), a primeira etapa da Infovia abrange cerca de 40 quilômetros, com início no Palácio dos Tropeiros, seguindo então para a Policlínica Municipal de Especialidades; EM "Prof. Flávio de Souza Nogueira"; UPH Zona Norte; COI; Casas do Cidadão Itavuvu e Ipanema; o CEI-86, ao lado do Terminal Santo Antônio; a rede então vai percorrer as avenidas Afonso Vergueiro, Eugênio Salerno, Moreira César, Juscelino Kubitschek, Dom Aguirre e Nogueira Padilha, terminando na Casa do Cidadão.
Mais abrangência e velocidade
A nova Infovia irá permitir uma comunicação mais rápida, eficiente e segura entre as unidades municipais, inclusive, com a redução nos custos com telefonia, pois as unidades municipais poderão intercomunicar-se através do sistema de Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP) - que transforma sinais de áudio analógicos, como os de uma chamada telefônica, em dados digitais que podem ser transmitidos através da internet.
Segundo o secretário da SPG, Rubens Hungria de Lara, a partir da Infovia será possível desenvolver e facilitar cada vez mais o acesso aos serviços pelos cidadãos e empresas e desenvolver aplicações tecnológicas às áreas de Educação, Saúde, Seguranças, entre outras, conforme previsto pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio no Planejamento Estratégico Municipal.
"O conceito de Cidade Digital irá além dos Sabe Tudo e da Zonas de Internet Livre, mas sim criar uma estrutura com mais capacidade, velocidade e confiabilidade da transmissão das informações nas unidades municipais. Sorocaba agora vai entrar em uma fase, que vai permitir uma efetiva modernização tecnológica nos serviços públicos", explica o secretário.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.