12/11/2015 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Acesso é feito pelo site www.sorocaba.sp.gov.br
A Prefeitura de Sorocaba lançou na manhã desta quarta-feira (11) um novo Portal da Transparência e também uma Central de Atendimento ao Cidadão. As duas novas ferramentas são acessadas por meio do site da prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br
Durante a apresentação das novas ferramentas, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio salientou que já no início do seu governo, em 2013, houve a preocupação com a transparência. “Uma de minhas primeiras ações foi colocar no site da Prefeitura os salários, os vencimentos de todos funcionários, incluindo prefeito e secretários”.
Pannunzio explicou que a administração não quer parar apenas nisso. “Cada vez mais, nós queremos ampliar essa questão da transparência. Isso é democracia, participação popular, e o cidadão vai ter acesso a tudo que se passa na Prefeitura”, disse o prefeito.
Pelo novo Portal da Transparência é possível acompanhar a aplicação do orçamento da municipal. Existe por exemplo, o link ‘Despesa’, por meio do qual é possível ver no que cada Secretaria Municipal está aplicando o orçamento.
Para o prefeito Pannunzio essa ferramenta é muito importante para os munícipes. “A população vai acompanhar as receitas e despesas da Prefeitura de Sorocaba. É acesso a todo tipo de informação.”
O secretário da Fazenda, Aurílio Caiado, explicou que o novo Portal da Transparência tem um nível maior de detalhes. “Você consegue saber o quanto a Prefeitura está gastando com pagamento de limpeza pública, com a coleta de lixo; Qual a empresa que recebe e quanto ela recebeu em cada mês”, comentou Caiado.
Central de Atendimento ao Cidadão
Já a Central de Atendimento ao Cidadão vai reunir toda e qualquer demanda de informação, sugestão, reclamação, denúncia, elogios ao serviços públicos municipais prestados pela Administração Direta e ou Indireta da Prefeitura, sejam eles feitos via internet, telefone, presencial ou por correspondência. O sistema foi criado e desenvolvido pela área de tecnologia da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG).
Segundo o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o novo sistema é uma estrutura mais adequada para atender o cidadão. “É um conceito para que o Poder Público possa dar retorno. É uma ferramenta muito útil para interagir com o Governo Municipal”, avalia Pannunzio.
Toda tramitação da demanda feita pela população vai ser supervisionada pela Central de Atendimento ao Cidadão. Para isso foi criado um grupo denominado ‘Representantes de Serviços e Informação’ (RSIs), composto por dois membros de cada secretaria e autarquia, pessoas estas que serão responsáveis pelas providências decorrentes das demandas feitas por meio da Central de Atendimento ao Cidadão.
O secretário de Planejamento e Gestão, Edsom Ortega, esclarece que a Central foi criada para dar um padrão de qualidade às respostas ao cidadão. “Não pode uma secretaria não querer responder ou responder quarenta dias depois”, coloca Ortega.
Com isso a intenção é dar uma resposta de imediato ou o mais rápido possível. “Algumas respostas vão sair no mesmo dia. Da Central de Atendimento para a Secretaria o máximo de tempo é dois dias. Essa Secretaria que recebeu a demanda tem até três dias para passar alguma informação”, garante Ortega.
Em agosto começou a organização do sistema. “O nível de qualidade que estabelecemos naquele momento estava em 26% de satisfatório. De lá para cá, fizemos um treinamento e esse padrão evoluiu para 87% de resolutividade”, argumentou o Secretário de Planejamento.
O novo Portal da Transparência e a Central de Atendimento ao Cidadão são acessados pelo sitewww.sorocaba.sp.gov
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