28/12/2016 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba
Em resposta a um requerimento encaminhado pelo vereador Fernando Dini (PMDB), a prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Saúde, confirmou que diminuiu em mais de 1 milhão o número de tiras reagentes que eram distribuídas para pacientes diabéticos. Em dois anos, o corte foi mais de 32%.
Em 2014, segundo o documento enviado ao parlamentar, foram distribuídas 3.170.329 tiras reagentes. Em 2016, com os cortes orçamentários sofridos, o número caiu para 2.135.150. “São cerca de 8 mil pacientes diabéticos, cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde, que estão reféns dessa situação.”
A economia fez com que centenas de pessoas que utilizam o produto procurassem pelo vereador. “Sabemos das dificuldades econômicas pelas quais passam várias cidades do país, devido à forte crise. O que não se pode admitir, ao menos em Sorocaba, é que os cortes atinjam tão fortemente a área de saúde”, diz o vereador.
Ainda em resposta ao requerimento do vereador, a SES afirmou que a distribuição de seringas descartáveis teve um corte ainda maior. Em 2014, foram 2.396.474, contra 1.234.766 em 2016. Uma redução de 48%.
A Secretaria de Saúde ainda reconhece que, devido a esta racionalidade, podem ocorrer o desabastecimento temporário de algum medicamento ou insumo nas unidades de saúde do município. “O grande problema é que não há um prazo para a regularização de todo esse problema. Ele só será resolvido, segundo a administração municipal, de forma gradativa, conforme disponibilidade orçamentária”, explica.
Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini (PMDB)
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.