18/4/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Modernização da rede de informações permitirá ampliar abrangência do Centro de Operações e Inteligência (COI)
A Prefeitura de Sorocaba receberá um financiamento de R$ 23 milhões do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT III). Os recursos serão empregados na atualização do Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG), na ampliação da Escola de Gestão Pública e na execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Entre as medidas, a Prefeitura vai implantar uma Infovia, formada por mais de 250 quilômetros de fibra óptica, possibilitando uma transmissão de dados com maior velocidade e menor custo, que irá resultar na ampliação da abrangência do Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco)
Esta é a terceira vez que Sorocaba foi selecionada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para receber verbas do PMAT. Para o secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Hungria de Lara, o fato comprova a preocupação da Prefeitura em elaborar projetos de qualidade. "O fato de sermos escolhidos novamente nos coloca à frente de outras cidades, acompanhando as necessidade do crescimento de Sorocaba", acredita.
Segundo Lara, o PDTI visa desenvolver soluções inovadoras na utilização das Tecnologias da Informação para benefício da comunidade. Uma destas iniciativas é a implantação da nova Infovia, que funcionará paralelamente à rede atual de internet, via rádio. "Serão 250 quilômetros de fibra óptica e melhorando a capacidade, a velocidade e confiabilidade da transmissão das informações nas unidades municipais, permitindo o desenvolvimento de novas aplicações que melhorem a vida do cidadão e das empresas de Sorocaba", ressalta.
Mais eficiência nas informações
A nova Infovia irá permitir uma comunicação mais rápida, eficiente e segura entre as unidades municipais, permitindo inclusive a redução nos custos com telefonia, por exemplo. O secretário de Planejamento e Gestão explica que o sistema permitirá outros benefícios, como a ampliação da abrangência do COI, que centraliza os sistemas de monitoramento por vídeo, rádio e denúncias por telefone e servir como uma central de envio de materiais para as forças de segurança da cidade 24 horas por dia, e uma melhor utilização das zonas de Internet Livre.
Outra frente possibilitada pelo PMAT é a modernização do SIG. Implantado pela Prefeitura em 2005, o SIG é um cadastro técnico informatizado das construções e terrenos existentes na cidade, criado pela Prefeitura como ferramenta de planejamento urbano. Lara explica que a atualização do banco de dados permitirá ao Município ter um maior conhecimento sobre a realidade imobiliária da cidade. "Embora tenha passado por um grande crescimento no mercado imobiliário nos últimos 8 anos, esta mudança não se refletiu na arrecadação do IPTU", justifica.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.