12/11/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Festival Nacional de MPB Livre é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) e organizado pela Z-Eventos. Neste ano, foram mais de 190 candidatos concorrendo a prêmios no total de R$ 23,5 mil.
As três noites da oitava edição do Prêmio Sorocaba de Música, ocorrida entre a sexta-feira (8) e o domingo (10), foram um sucesso de público no Teatro Municipal 'Teotônio Vilela' (TMTV). E razão não faltou.
Durante as fases de seleção das melhores entre as quase 200 inscritas, na sexta-feira e no sábado, as 24 músicas escolhidas pelo juri levantou a plateia e comprovou a qualidade dos trabalhos apresentados. MPB, samba, soul, jazz e pop inundaram o ambiente em letras fortes, romanceadas ou de protestos e arranjos que não deixaram os pés parados.
E na noite do domingo (10), a sorocabana "Sonhos", consagrou (Joaquim Moreno e João Bid, na voz de Tereza Baddini. Acompanhada de Julinho Paz, a cantora expressou toda a emoção que a letra pacificadora propôs.
No segundo lugar ficou o veterano do festival de música, Pedro Viáfora que cantou "Épocas". Com "Romance de Novela", Lipe Torre levou o terceiro lugar. Julinho Paz ainda levou o prêmio na categoria Melhor Músico, enquanto Maria madame ficou com o de Melhor Arranjo, por "Palavra". Graziela Medori ganhou como melhor intérprete.
Revivendo a época de outro
O patrono do juri neste ano, Francis Hime, se assumiu surpreso com a qualidade do prêmio; uma experiência que pretende repetir, segundo disse.
Acompanhado na escolha das melhores por Ivan de Abreu Foelkel; José Angelo Patrizi Jorge; Myrna Ely Atalla Senise da Silva, José Antonio Rosa, Jairo Sanches Molina e José Orivaldo Simonetti, Hime se disse muito contente com a diversidade de talentos apresentados pelo Prêmio Sorocaba e Música. Comparou o momento a uma importante parte de sua história como cantor, quando, junto com nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e João Gilberto Hime vivenciou os festivais da canção. "Foi uma época de ouro, com a revelação de grandes nomes da música brasileira". Com uma carreira de sucesso, Francis Hime acredita que, hoje, há tão bons artistas como antes, mas é muito mais difícil acessar esses valores.
Entusiasmado, Hime disse que pretende voltar a Sorocaba para novos shows; tamanha a receptividade que teve durante sua apresentação no sábado e mesmo durante os momentos de trabalho, avaliando as candidatas.
Também encantada com o resultado do evento, a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, revelou a intenção em promover outras atividades que envolvam a música: "Fico muito feliz em ver o quanto Sorocaba é musical e temos que encontrar mais caminhos para que esses talentos sejam projetados e, mais, que fiquem produzindo aqui", disse.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.