Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

20/6/2013 - Sorocaba - SP

Procon alerta para cuidados durante as festas juninas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Festança e comilança são as características desses meses frios. No encalço da animação, o comércio vende de tudo: roupas, acessórios e até fogos de artifício. Pensando nisso, o Procon-Sorocaba fez uma lista com as dicas mais importantes para que se evitem os problemas na hora das compras e, principalmente, no consumo de produtos.

É de praxe o alerta acerca dos dados e identificação das mercadorias na própria embalagem;  fabricante ou importador, prazo de validade, ingredientes, peso e origem, tudo em língua portuguesa, devem constar para o consumidor.

Na compra de produtos "in natura" ou a granel, verifique o peso e a aparência do produto. Quando expostos, devem estar protegidos de poeira, de insetos ou de qualquer outro tipo de partícula. Também aqui, as informações devem estar à vista do cliente por meio de cartazes ou plaquetas, com indicação do prazo de validade e procedência. Caso constatada alguma irregularidade, o fornecedor imediato - feirante, supermercadista, lojista - é o responsável. A pesagem deve ser feita na frente do consumidor e a balança tem que estar nivelada e conter o selo de aprovação do Inmetro.

Nas festas em escolas, nas ruas, entidades ou qualquer outro tipo com característica pública, antes de consumir alimentos observe a higiene do local e do que está sendo vendido. A manipulação de comidas deve ser feita por pessoas com avental, luvas e cabelos protegidos. Verifique se os alimentos estão adequadamente acondicionados e refrigerados, pois alguns tipos de produtos tendem a estragar se mal armazenadas e mal protegidos.

Fogos de artifício

Além das comidas típicas, os fogos de artifício também são tradicionais nesta época. Ao comprá-los, o Procon-Sorocaba indica atenção redobrada às informações quanto as suas características, qualidade, quantidade, manuseio e riscos que podem causar. Estas instruções devem estar impressas na mercadoria de forma clara, precisa e, por se tratar de um produto perigoso, ostensiva.

"Seguir rigorosamente as orientações de armazenamento, transporte e uso indicadas na embalagem, é o mínimo necessário à garantia de segurança do consumidor", comenta o diretor do órgão, Domingos Paes Vieira Filho reiterando que o manuseio de fogos de artifício deve ser feito exclusivamente por adultos e que a venda desses produtos é proibida para menores de 18 anos.

O Procon-Sorocaba fica na rua Dr. Nogueira Martins, nº 513, no Centro, com atendimento público das 8h as 15h. Informações e dúvidas podem ser resolvidas pelos telefones 0800.148029 (DDG somente para Sorocaba) ou 3233.7498.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.