10/10/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Dentro do processo de formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino, cerca de cem docentes participaram, na última semana, do projeto de Formação de Leitores e Leitura, e Leitores e Escrita, primeiro dos três eixos recém-adotados pela Secretaria da Educação (Sedu) para preparação dos servidores no atendimento ao Programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber.
Realizada no Centro de Referência em Educação, a Formação fez uma abordagem aprofundada da nova proposta pedagógica, implementada pelo secretário José Simões de Almeida Junior, e que inclui o desenvolvimento de projetos em oficinas de "Jogos de Leitura" e "Tecendo o texto". O objetivo é oferecer estratégias que favoreçam a ampliação de repertório de leitura do aluno, estimulando sua produção textual em diferentes gêneros. Foram tratadas as estratégias de pré-leitura, que podem ser usadas com textos literários e não literários em diversos níveis, ajudando os alunos a ativar seu conhecimento prévio, atiçando sua curiosidade sobre o conteúdo, e trabalhados os critérios para a produção dos gêneros com vistas à socialização da prática e à sistematização dos pressupostos teóricos.
Além do Clube de Leitores e Leitura, dois outros eixos formam a metodologia educacional da Sedu; o Clube de Ciência e Clube de Matemática, destinados ao desenvolvimento da linguagem abstrata e lógica-formal, e a Formação da Linguagem Corporal e Artística, por intermédio de atividades de musicalização, jogos teatrais (teatro) e artes do corpo (dança, esportes).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.