9/5/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
"Existe um mito de que a Educação Ambiental é apenas para as crianças nas escolas. E isso não é verdade! Trata-se de um instrumento de mudança de atitude e de cidadania que envolve pessoas de todas as idades. Com o programa teremos as diretrizes ambientais para o nosso município e, com isso, vamos unir, fortalecer e potencializar todas as nossas ações", destacou Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente (Sema), durante a audiência pública para a estruturação do Programa Municipal de Educação Ambiental. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (7), no Núcleo ETC da UFSCar, e reuniu cerca de 180 pessoas para o debate, entre representantes do poder público, Câmara de Vereadores, ONGs, Associações, Conselhos, universitários e professores.
Promovido pela Sema, o objetivo do encontro foi de ampliar a oportunidade de envolvimento de educadores e cidadãos na elaboração, execução, acompanhamento e avaliação do programa. "Essa ideia nasceu da nossa necessidade diária de integração das ações realizadas aqui em Sorocaba. O programa não visa incorporar projetos ou ações, mas de ser um norteador e oferecer ferramentas para consolidação da Educação Ambiental em nossa cidade. Como atingir os nossos 600 mil habitantes? Esse é o nosso grande desafio", explicou Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Sema.
Para isso, nos meses de março e abril foram realizadas 11 reuniões com diversos segmentos da sociedade civil que contribuíram para a elaboração de um documento inicial, que foi apresentado neste encontro.
Após ser apresentado os objetivos, diretrizes e os eixos norteadores do programa, os participantes da audiência deram sugestões para inclusão e/ou alteração do documento. "Agora, vamos elaborar um decreto do programa e outro para a criação de um conselho específico para tratar desse assunto", afirmou Welber.
O conselho será composto por várias secretarias municipais e instituições, que se reunirão mensalmente para a implementação do programa. "É importante destacar que o programa não será um documento fechado. Nossa ideia é que periodicamente sejam feitas atualizações", finaliza.
Camila Aviles, professora de Ciências das EEs "Profª Isabel Lopes Monteiro" (Vila Helena) e "Rosemary de Mello Moreira Pereira" (Vitória Régia) participou da audiência pública. "Eu sempre trabalhei nessa área e vim para saber mais sobre o programa que está sendo criado", contou. "Sou da capital e considero Sorocaba uma cidade diferente. Aqui se fala e se faz bastante em Educação Ambiental", declarou.
Outra participante foi Maria Aparecida da Silveira, da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Feliz. "Vim porque também acredito na Educação Ambiental como ferramenta para equacionar diversos problemas contemporâneos", declarou.
Após o acréscimo das sugestões ao programa inicial, o documento será levado a uma comissão para sistematizar tudo o que foi sugerido pelos participantes da audiência.
O documento com as novas sugestões estará disponível a partir do próximo dia 17 no site da Sema. Informações pelo telefone 3219.2280.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.