2/1/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Em 2011, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), avançou ainda mais no Programa Municipal de Coleta Seletiva, beneficiando as quatro cooperativas parceiras - Reviver, Catares, Ecoeso e Coreso – e colaborando na preservação do meio ambiente. Além das inaugurações da Central de Reciclagem da Zona Oeste e da Unidade de Beneficiamento do Plástico, a Prefeitura investiu na ampliação do Núcleo de Gerenciamento de Resíduos eletrônicos e na compra de cinco novos caminhões.
A Central de Reciclagem da Zona Oeste foi inaugurada em agosto deste ano. A nova estrutura possui um galpão com mais de 2 mil m² de área, escritório, banheiros e cozinha. O local também conta com uma esteira de 25 metros de extensão que, além de agilizar a triagem, também acelera a comercialização do material recolhido. A unidade concentra o trabalho da Reviver, Catares e Ecoeso, melhorando, deste modo, a logística da coleta seletiva. A unidade fica na Rua Salvador Stefanelli, 266, no Jardim Zulmira.
Outro avanço foi a inauguração da Fábrica de Polímeros da Coreso e da Rede Cata Vida. A unidade funciona no galpão da Rua Chile, 401, no Além Ponte, numa área pública cedida pela Prefeitura à Coreso por 30 anos. Com isso, além de recolher e selecionar o material reciclável, a Coreso vai reciclar o plástico, transformando em tubos para canos de esgoto. Com esse trabalho, os cooperados vão agregar mais 20% de valor ao material comercializado.
Também neste ano, o Núcleo de Gerenciamento de Resíduos Eletroeletrônicos ganhou um novo espaço na Rua Ourinhos, 241, no Jardim Iguatemi. A unidade integra o Programa Municipal de Coleta Seletiva e visa dar uma destinação correta a este tipo de resíduo, ajudando a preservar o meio ambiente. Com mais de mil metros quadrados, a unidade dobrou a capacidade de armazenamento de recicláveis e as cooperativas estão com mais oportunidade de ganho. O antigo barracão, no Éden, possuía cerca de 400 m².
Os cinco caminhões baús adquiridos estão auxiliando e melhorando ainda mais o trabalho dos cooperados e, consequentemente, aumentando a quantidade de material reciclável comercializado. Com estes cinco novos veículos, a coleta seletiva de Sorocaba conta hoje com 13 caminhões, sendo que oito são alugados. Atualmente, as quatro cooperativas comercializam 330 toneladas de material reciclado por mês.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.