Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

2/1/2012 - Sorocaba - SP

Programa Municipal de Coleta Seletiva teve avanços neste ano




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Em 2011, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), avançou ainda mais no Programa Municipal de Coleta Seletiva, beneficiando as quatro cooperativas parceiras - Reviver, Catares, Ecoeso e Coreso – e colaborando na preservação do meio ambiente. Além das inaugurações da Central de Reciclagem da Zona Oeste e da Unidade de Beneficiamento do Plástico, a Prefeitura investiu na ampliação do Núcleo de Gerenciamento de Resíduos eletrônicos e na compra de cinco novos caminhões.

A Central de Reciclagem da Zona Oeste foi inaugurada em agosto deste ano. A nova estrutura possui um galpão com mais de 2 mil m² de área, escritório, banheiros e cozinha. O local também conta com uma esteira de 25 metros de extensão que, além de agilizar a triagem, também acelera a comercialização do material recolhido. A unidade concentra o trabalho da Reviver, Catares e Ecoeso, melhorando, deste modo, a logística da coleta seletiva. A unidade fica na Rua Salvador Stefanelli, 266, no Jardim Zulmira.

Outro avanço foi a inauguração da Fábrica de Polímeros da Coreso e da Rede Cata Vida. A unidade funciona no galpão da Rua Chile, 401, no Além Ponte, numa área pública cedida pela Prefeitura à Coreso por 30 anos. Com isso, além de recolher e selecionar o material reciclável, a Coreso vai reciclar o plástico, transformando em tubos para canos de esgoto. Com esse trabalho, os cooperados vão agregar mais 20% de valor ao material comercializado.

Também neste ano, o Núcleo de Gerenciamento de Resíduos Eletroeletrônicos ganhou um novo espaço na Rua Ourinhos, 241, no Jardim Iguatemi. A unidade integra o Programa Municipal de Coleta Seletiva e visa dar uma destinação correta a este tipo de resíduo, ajudando a preservar o meio ambiente. Com mais de mil metros quadrados, a unidade dobrou a capacidade de armazenamento de recicláveis e as cooperativas estão com mais oportunidade de ganho. O antigo barracão, no Éden, possuía cerca de 400 m².

Os cinco caminhões baús adquiridos estão auxiliando e melhorando ainda mais o trabalho dos cooperados e, consequentemente, aumentando a quantidade de material reciclável comercializado. Com estes cinco novos veículos, a coleta seletiva de Sorocaba conta hoje com 13 caminhões, sendo que oito são alugados. Atualmente, as quatro cooperativas comercializam 330 toneladas de material reciclado por mês.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.