26/3/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma descida de barco no rio Sorocaba na manhã deste domingo (dia 24) fechou a programação da Semana do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água. Com a presença de Antonio Carlos Pannunzio e Erinaldo Alves da Silva, respectivamente prefeitos das cidades de Sorocaba e Votorantim, o passeio ocorreu entre a Usina Cultural "Ettore Marangoni" e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.
Para Pannunzio, o passeio foi muito gratificante. "O rio visto da marginal é uma coisa, o rio de dentro pra fora é outra. Fiquei muito orgulhoso de perceber que o rio tem uma dimensão, tanto na sua largura quanto no volume de água, bem maior do que eu imaginava. Água é vida e nós estamos conseguindo recuperar o rio, então estamos contribuindo para a vida no planeta. E isso é fantástico!", destacou o prefeito de Sorocaba.
Realizada pelas secretarias de Meio Ambiente (Sema) dos municípios vizinhos, a travessia de barco teve também contou com a participação da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e o Grupo Caturros Navegantes. O objetivo foi de conscientizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do Rio Sorocaba e a preservação dos mananciais.
No local também foi realizada a exposição "Biodiversidade do rio Sorocaba". As pessoas puderam conferir alguns animais taxidermizados encontrados em áreas próximas ao rio Sorocaba, como o jacaré-do-papo-amarelo, que vivia nas águas do rio e foi morto por um morador de rua, em março de 2012, ao ser atingido por uma barra ferro no crânio. O réptil, um macho adulto de 1,72m de comprimento, foi taxidermizado e hoje é utilizado em ações de educação ambiental da administração.
Agentes da Seção de Controle de Zoonoses também estavam no local passando orientações sobre a dengue e os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Vera Lúcia Newmann participou das atividades juntamente com sua filha e seus dois netos. Segundo ela, eles ficaram muito curiosos, principalmente com a questão dos criadouros da dengue e com os bichos que moram no rio Sorocaba. "Acho muito importante as crianças terem esse contato com esses animais. Eles sempre veem muitos desses bichos aqui no Parque das Águas e agora eles puderam conhecer de perto", declarou.
A estudante universitária Djeniffer Cristina Freitas Adai, de 27 anos, também foi conferir a ação na região do Parque das Águas. "Estou achando tudo isso muito interessante, estou aprendendo muitas informações, principalmente sobre os peixes e aves que hoje habitam o rio Sorocaba", comentou.
Além disso, a Sema realizou a ação "Venha Pescar com a Gente" no trecho do rio que margeia o Parque das Águas, onde a comunidade foi convidada a participar da pesca esportiva.
O Dia do Rio Sorocaba acorre na mesma data do Dia Mundial da Água, estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para reflexão sobre a importância da água para a vida, a preservação de mananciais e seu uso racional.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.