2/12/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Após aprovação da maioria dos presentes à 7ª Conferência Municipal de Saúde, que foi aberta na noite de sexta-feira (29) e que seguirá até este domingo (1º), no salão do Lar São Vicente de Paulo, no Jardim Betânia, Zona Norte, o regimento interno do evento foi alterado e a plenária final teve início na manhã deste sábado (30). O secretário da Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Armando Raggio, acompanha os trabalhos.
De acordo com a coordenação da Conferência, 44 propostas das 1.646 geradas e encaminhadas pelas 31 Conferências Locais, ocorridas no dia 26 de outubro, já foram aprovadas nas Conferências Regionais, realizadas no dia 9 de novembro. Outras 503 foram pré-aprovadas para apreciação e votação na plenária final da Conferência Municipal, que aconteceria no último dia de atividades (1º) e foi antecipada. O coordenador geral da Conferência, Eduardo Naloto, explica que, em dois dias de plenária final – já que a votação das propostas continua neste domingo, a partir das 8h30 –, há mais tempo para que cada proposta seja mais debatida. Também serão apresentadas as onze teses encaminhadas por instituições e entidades de Sorocaba.
Neste sábado (30), estiveram presentes 335 delegados, 124 usuários, 107 trabalhadores de saúde, 83 gestores, 21 conselheiros municipais de saúde e 30 ouvintes.
A Conferência Municipal da Saúde está sendo realizada neste ano após aprovação prévia do CMS. O tema central desta edição é "Gestão da Saúde Universal e Integral com Equidade em Sorocaba", contando com três eixos temáticos: "Gestão Plena da Saúde: Consolidação e Desenvolvimento", "Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde" e "Gestão Participativa e Controle Social da Saúde".
Cerimônia de abertura
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio abriu oficialmente a 7ª Conferência Municipal de Saúde na noite de sexta-feira (29). "A Conferência Municipal de Saúde entra em sua etapa final e decisiva. Ela é um marco, pois debaterá propostas e aspirações dos sorocabanos e do governo municipal. Esta conferência se destaca também pela amplitude da participação popular na reformulação da saúde pública de nossa cidade", disse Pannunzio. "Enfim, a maior importância desta conferência é que nela serão definidos os novos caminhos para a saúde, não para a população, mas junto com a população" completou o prefeito.
Também compuseram a mesa de abertura do evento a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social de Sorocaba, Edith Di Giorgi; o secretário da Saúde e presidente do CMS, Armando Raggio; o vereador Saulo do Afro Arts, representando o Poder Legislativo; a conselheira Regina do Amaral, gerente administrativa do Hospital Santa Lucinda, representando o segmento dos gestores da saúde; o conselheiro Luís Fernando Sairo, do Departamento Regional de Saúde (DRS-16), representando o segmento dos trabalhadores da Saúde e o conselheiro Douglas Parra, representando o segmento dos usuários de saúde.
O coral Madrigal da Fundec fez uma apresentação na cerimônia de abertura do evento. Em seguida, o professor e cirurgião dentista Marco Antônio Manfredini proferiu uma palestra sobre o Serviço Único de Saúde (SUS).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.