Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/7/2013 - Sorocaba - SP

Proprietários rurais devem fazer cadastramento ambiental




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 O prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou, na tarde desta sexta-feira (26), no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral, do lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que vai abranger todos os proprietários rurais do Estado de São Paulo. O evento, que teve também as presenças da secretária Jussara Carvalho (Meio Ambiente) e o chefe de gabinete Rodrigo Maldonado, trouxe a Sorocaba os secretários estaduais Bruno Covas (Meio Ambiente) e Mônika Bergamaschi (Agricultura e Abastecimento), além de prefeitos e representantes de vários municipios da região.

Pannunzio deu as boas-vindas aos visitantes, destacando que o cadastro será benéfico para os proprietários rurais, principalmente para os agricultores. "É importante para nós porque além de ser obrigatório, esse cadastro vai refletir na vida do produtor rural", disse o prefeito.

Explicando como irá funcionar o cadastro, Bruno Covas falou das ações desenvolvidas em conjunto com a Secretaria da Agricultura, destacando a preocupação do governo do Estado para com a agricultura, com o desenvolvimento sustentável. "Esse cadastro foi lançado no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente e pretendemos abranger as cerca de 330 mil propriedades rurais", explicou.

O CAR consiste em um cadastro eletrônico, obrigatório a todas as propriedades e posses rurais. As informações do cadastro serão declaratórias, de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural, e farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – o SiCAR, que ficará sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.

Conforme destacou Covas, o cadastro é a principal ferramenta prevista na nova lei ambiental para a conservação do meio ambiente e a adequação ambiental de propriedades. "Possibilitará um maior controle sobre o cumprimento da lei ambiental, e auxiliará no cumprimento das metas nacionais e internacionais para manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas", concluiu.

Parque da Biodiversidade  

Após a solenidade de lançamento do CAR, acompanhado da secretária municipal de Meio Ambiente, Jussara Carvalho e de representantes da Toyota, o secretário Brunco Covas foi conhecer o Parque da Biodiversidade, localizado ao lado do Parque Tecnológico.

O Parque foi construido com recursos da Câmara de Compensação Ambiental do Estado de São Paulo, com investimentos de R$ 5 milhões, advindos da montadora Toyota.

O Parque de Biodiversidade garantirá a preservação de uma vegetação predominantemente de Cerrado e de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas. O Parque tem como principal função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, nas quais não são permitidas quaisquer atividades ou intervenções.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.