Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

28/8/2013 - Sorocaba - SP

PUC inaugura laboratório no Parque Tecnológico de Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, se torna nesta sexta-feira (30), a primeira no Parque Tecnológico de Sorocaba. Em solenidade que acontece às 9h, com a presença de autoridades, da reitora Anna Cintra, e diretores da instituição, serão inaugurados oficialmente os laboratórios de pesquisas, que ocupam um espaço de 170m², no Núcleo Central do Parque.

Serão inaugurados laboratórios de pesquisas, cuja missão é desenvolver tecnologia em saúde, principalmente nas áreas de biomateriais e engenharia biomédica. O vice-reitor, José Eduardo Martinez, disse que atualmente muitos produtos com os quais se trabalha na área médica, são importados, por isso a importância da pesquisa para desenvolver produtos nacionais.

Martinez afirmou ainda que a expectativa é que, futuramente, os laboratórios se tornem um Centro de Tecnologia para a área da saúde. "Inicialmente, instalaremos laboratórios de duas áreas de pesquisas, mas já estamos discutindo com outros grupos da Universidade para ampliar nossa atuação dentro dessa unidade", explicou.

Já o presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico (EMPTS), Vitor Lippi, destaca que a PUC é a primeira das 10 universidades parceiras que deverão implantar seus laboratórios. "Este é o nosso grande diferencial. Ficamos muito satisfeitos com este laboratório, pois trará grandes benefícios para a medicina e a saúde das pessoas", afirmou.

Pelo contrato de permissão de uso do espaço, com validade de 5 anos, prorrogáveis por igual período, a PUC instalará um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia, voltado à área de saúde, com laboratórios para desenvolvimento e adequação de produtos médicos, odontológicos, laboratoriais, hospitalares, farmacêuticos e de gestão para o setor.

Também será implantada uma rede Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), na área da saúde, com laboratórios de P&D&I em parceria com empresas do setor, e com órgãos de fomento estaduais e federais, visando ao desenvolvimento de patentes, produtos e serviços de ponta e de alto valor agregado. Essa rede CTI atuará nos segmentos: Biomecânica e Engenharia de Reabilitação; Biomateriais e Órgãos Artificiais e ainda Reabilitação e Fisioterapia.

Os trabalhos de pesquisas serão direcionados para o desenvolvimento de novos materiais biocompatíveis na utilização de próteses, órteses ou outros mecanismos que necessitem da biocompatibilidade; softwares direcionados ao estudo do corpo humano para treinamento de profissionais da saúde e estudo da marcha e do equilíbrio humano (geração de conhecimento que propicie o desenvolvimento de novas tecnologias para restabelecer a marcha e o equilíbrio das pessoas).

Pesquisas

Além da PUC, Unicamp, Mauá, FEI, USP, Facens, Ufscar, Unesp, Fatec e Uniso também deverão implantar seus laboratórios de pesquisas no Parque Tecnológico. Já estão com seus trabalhos de pesquisas em andamento a Metso do Brasil, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e a Bardella Indústrias Mecânicas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.