16/5/2014 - Sorocaba - SP
“Quarteto Sorocaba” representa a cidade no Mapa Cultural Paulista
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba estará representada, neste sábado (17), na capital, na Mostra de Música Instrumental, da Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista; projeto realizado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte.
Abner Antunes e Deivid Ortolano, no violino, José Carlos Netto, na viola e Jefferson Perez, no violoncelo, formam o “Quarteto Sorocaba” que, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), se apresenta no palco do auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana, a partir das 19h.
Defendendo as cores sorocabanas, o grupo apresentará o Quarteto n.º 01, Osvaldo Lacerda, Preludio – livre escola e Segredos de mãe água, de Marcelo Tupinambá.
Os músicos, que atuam nas Orquestras Sinfônicas de Sorocaba e do Conservatório de Tatuí, têm no currículo participações em diversos Festivais de Música incluindo apresentações em Campos de Jordão, Curitiba, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Itu e Maringá, entre outros.
Em 2011, o Quarteto participou de uma série de concertos dentro do Circuito Cultural Paulista, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Em 2012, foi um dos cinco selecionados a participar do Festival de Música de Santa Catarina, o maior festival de música clássica no Brasil na atualidade, e em 2013 foi o único quarteto brasileiro a integrar o mesmo festival, se apresentando em Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinvile e Pomerode. Dentro do festival, o Quarteto teve masterclasses diários com o “Arianna String Quartet” e Richard Young (EUA), idealizador do “Projeto Serioso”, dedicado ao Quarteto nº 6 de Bela Bartók.
O Mapa Cultural Paulista acontece desde 1995 e configurou-se como um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo.