27/3/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Casarão de Brigadeiro Tobias e os museus Histórico Sorocabano e da Estrada de Ferro Sorocabana, além do Palacete Scarpa, sede da Secretaria de Cultura e Lazer de Sorocaba (Secult), passarão por reformas e ampliações por conta de um recurso federal da ordem de R$ 1,4 milhão.
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (26) pela superintendência regional da Caixa Econômica Federal (CEF) ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio.
Recurso a fundo perdido, o valor vai permitir, por exemplo, a construção de uma área com cozinha caipira e sanitários no Casarão de Brigadeiro Tobias; ponto de turismo local.
De acordo com o titular da Cultura, José Simões de Almeida Junior, a destinação do dinheiro antecedeu a elaboração de relatórios de vistoria que indicam quais são as necessidades de cada um desses próprios. "No Casarão identificamos apenas 16 itens para reforma. Isso nos possibilita a ampliação da área de uso, com instalação de espaços que possam receber o público com mais conforto", comentou Simões.
Ainda quanto ao prédio de Tobias de Aguiar, o secretário disse que já fez contato com a CCR de modo a solicitar a instalação de um acesso ao local, visando facilitar o fluxo turístico. A próxima etapa de trabalho, a partir do conhecimento das necessidades dos prédios, é o levantamento dos custos das obras para elaboração dos respectivos orçamentos. Seguindo os trâmites necessários, os cálculos do secretário são de que as obras nesses locais devem começar no segundo semestre do ano.
Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo
Após um período fechado ao público, o Casarão reabre suas portas na segunda quinzena do mês de abril. Um dos primeiros eventos programados para o local será a Reza de São Gonçalo, no dia 27. Santo protetor dos violeiros, ele será homenageado por grupos que cultivam a tradição dentro da própria comunidade daquele bairro. O Casarão é o espaço que retoma as visitas de estudantes e o acesso do público em geral. A partir de maio a casa servirá à valorização do tropeirismo, dentro das celebrações da Semana do Tropeiro, marcada para acontecer entre os dias 20 e 26.
Esse será, segundo José Simões, a efetivação do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo (CNET). "Teremos um conjunto de atividades para ocupação do lugar. As pessoas precisam se apropriar de um dos seus bens materiais, usufruindo de ações pensadas para todos", enfatizou.
Quanto a questão tropeira, o secretário anunciou que articula junto ao Ministério da Cultura para que o tropeirismo possa ser, de fato, "patrimônio de Sorocaba". Conjuntamente com a Sorocabana e a herança da Indústria Têxtil, a figura e a vida tropeira são identidades que fazem parte do imaginário cultural da cidade.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.