6/9/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Acontece nesta sexta-feira (6), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), mais uma reunião entre representantes da Prefeitura, Universidades e instituições de Sorocaba. Este é o sétimo encontro do grupo, que tem por objetivo aproximar o poder público destes setores, propondo a participação da solução de problemas que afetam a cidade.
Denominado Projetos de Ideias e Soluções Metropolitanas (Prisma), as reuniões acontecem sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Conforme explica Pedro Gimenes, diretor de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a participação das universidades e entidades é importante, pois o conhecimento de professores e acadêmicos são essenciais para o desenvolvimento do município. "Por que não fazer TCCs, Teses e Dissertações, tratando dos problemas que afetam nossa cidade?", questiona ele.
Participam das reuniões, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fundo Social de Solidariedade (FSS), Unesp, Senac, Senai, Objetivo, Uniso, Ufscar, Unip e Sebrae, entre outras instituições. Das reuniões anteriores várias ações foram propostas, algumas delas em andamento, tais como: a Faculdade Anhanguera, Senac, Uniso, Uniesp e Esamc disponibilizaram vários cursos para os internos da Fundação Casa; a Facens está analisando areia retirada de uma empresa de Sorocaba para verificar a viabilidade de produzir tijolos, o que beneficiaria alguma entidade assistencial.
A Unip criou a logomarca do Projeto Viver Arte, desenvolvido pelo FSS, enquanto que o Senai e a Ufscar desenvolveram gráficos para auxiliar o Fundo Social a contemplar as instituições assistenciais de forma equânime e com maior rapidez; Unesp, Uniso e Senac estão elaborando um projeto em conjunto para a modernização das feiras livres de Sorocaba; a Ufscar também participou da elaboração de um projeto para modernização do Mercado Distrital.
Pedro Gimenes revelou ainda que na última reunião foram apresentados dois desafios às Universidades: projeto para construção de fossa séptica para a área rural de Sorocaba e um plano de negócios para a implantação de uma fábrica de vassouras utilizando como matéria-prima garrafa pet. "Também trabalhamos conjuntamente com o professor Isaías Torres, diretor da Ufscar, para elaboração de um projeto para constituir a Fazenda Urbana", conclui.
Em outra iniciativa, a presidente do FSS, professora Maria Inês Pannunzio, solicitou às Universidades projetos para incrementar o artesanato sorocabano no design, cálculo de custos e estratégias de marketing entre outros. Universidades e outras instituições foram convidadas para participarem da agenda de cursos que serão oferecidos pela Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten) para o próximo ano.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.