Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

3/2/2012 - Sorocaba - SP

Revitalização diminui em mais de 90% os alagamentos na Avenida Dom Aguirre




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Sorocaba registrou durante o mês de janeiro deste ano um total acumulado de 425,1 milímetros de chuva, segundo dados da Defesa Civil. O índice revela que as obras de revitalização da Avenida Dom Aguirre cumpriram os objetivos planejados pela administração municipal, reduzindo em aproximadamente 90% os alagamentos na via.
Nos 31 dias de janeiro de 2012, a Praça Lions foi interditada uma única vez, ao contrário do mesmo período no ano de 2010, quando foram necessárias 20 interrupções no trânsito neste ponto da avenida. Mesmo assim, a interrupção nesta única vez este ano durou cerca de 6h40, sendo que em chuvas semelhantes no passado o trecho chegou a ficar fechado por mais de 24 horas ininterruptas.
 
A Prefeitura de Sorocaba revitalizou a Dom Aguirre em julho de 2010, com a elevação de alguns pontos mais baixos da pista e um reforço no sistema de drenagem e bombeamento da água, seguindo projeto técnico da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). As obras aumentaram a altura da avenida nas proximidades do Corpo de Bombeiros (80 cm); na Praça Lions (1,80 m); e sob a Ponte Francisco Dellosso (70 cm). A obra ocorreu entre as pontes Padre Madureira e Francisco Dellosso.
 
Os levantamentos feitos pela Defesa Civil no mês de janeiro dos últimos cinco anos comprovam a eficiência das obras. Antes da execução dos serviços, o trânsito na Praça Lions passou por cinco interdições em janeiro de 2008, dez em 2009 e outras 20 em 2010. Depois das melhorias, houve apenas duas interdições no trecho: uma em janeiro de 2011 e outra neste ano.


 
Esta única interdição da Praça Lions em 2012 aconteceu no dia 21 de janeiro, um sábado, quando o índice pluviométrico em Sorocaba atingiu seu pico máximo em 68 mm. O trecho foi interditado às 19h20 e o nível da água baixou por volta das 00h15 do domingo (22). Após toda a limpeza, o local foi liberado ao tráfego às 2h40. Naquele final de semana, Votorantim registrou 118 mm de chuva, fator que contribuiu para que o Rio Sorocaba saísse de sua calha e as margens fossem inundadas, atingindo o limite do sistema de bombeamento existente abaixo da Ponte "Francisco Dellosso".
 
Mais de duas mil famílias
 
A revitalização da Dom Aguirre integra o programa "Vítima Zero de Enchente", desenvolvido pela Prefeitura e que evitou, principalmente nesses últimos anos, que mais de duas mil famílias fossem afetadas por inundações. Desde 2005, os investimentos públicos superam os R$ 250 milhões, incluindo parcerias com os Governos do Estado e Federal, com uma série de ações nos setores de habitação, cidadania, fiscalização, reurbanização de áreas e novos sistemas de drenagem.
 
Entre estas ações, os destaques são os conjuntos habitacionais "Sorocaba H", "Jardim Renascer", "Sorocaba R" e "Vereador Bellini", que beneficiaram 756 famílias originárias de áreas da cidade com maiores riscos de inundações e deslizamentos de mais de 20 bairros. Neste ano, a Prefeitura prevê a transferência de mais famílias que ainda residem em áreas de risco para 800 novas moradias, empreendimentos particulares desenvolvidos pelo programa "Minha Casa, Minha Vida" e do Governo do Estado que assinará contratos para mais 279 apartamentos.
 
A Prefeitura de Sorocaba desapropriou aproximadamente 40 imóveis nos bairros Pinheiros e Jd. Maria do Carmo. Neste último, por sinal, o Saae ainda ampliou e adequou as galerias pluviais para implantação do dique de proteção e de uma bacia de contenção nas proximidades do Parque das Águas. O sistema complementa a rede de drenagem formada pela bacia de contenção do Jd. Abaeté, operante desde o segundo semestre de 2006.
 
O Saae também ampliou o dique de contenção no Parque Vitória Régia; o alargamento e a reurbanização do córrego do Itanguá, no Jd. Marli; o desassoreamento de trecho do percurso urbano do Rio Sorocaba; a substituição da tubulação do córrego Supiriri; além das ações de rotina da autarquia, como a manutenção e limpeza de córregos, bocas-de-lobo e redes de água e esgoto.
 
No último dia 21 de janeiro, a Secretaria da Cidadania (Secid) e a Defesa Civil ainda atenderam a 119 famílias. Dentre essas, as que moram atualmente no Jd. Santo André II serão transferidas para novas moradias dentro dos próximos meses



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.