3/2/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Sorocaba registrou durante o mês de janeiro deste ano um total acumulado de 425,1 milímetros de chuva, segundo dados da Defesa Civil. O índice revela que as obras de revitalização da Avenida Dom Aguirre cumpriram os objetivos planejados pela administração municipal, reduzindo em aproximadamente 90% os alagamentos na via.
Nos 31 dias de janeiro de 2012, a Praça Lions foi interditada uma única vez, ao contrário do mesmo período no ano de 2010, quando foram necessárias 20 interrupções no trânsito neste ponto da avenida. Mesmo assim, a interrupção nesta única vez este ano durou cerca de 6h40, sendo que em chuvas semelhantes no passado o trecho chegou a ficar fechado por mais de 24 horas ininterruptas.
A Prefeitura de Sorocaba revitalizou a Dom Aguirre em julho de 2010, com a elevação de alguns pontos mais baixos da pista e um reforço no sistema de drenagem e bombeamento da água, seguindo projeto técnico da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). As obras aumentaram a altura da avenida nas proximidades do Corpo de Bombeiros (80 cm); na Praça Lions (1,80 m); e sob a Ponte Francisco Dellosso (70 cm). A obra ocorreu entre as pontes Padre Madureira e Francisco Dellosso.
Os levantamentos feitos pela Defesa Civil no mês de janeiro dos últimos cinco anos comprovam a eficiência das obras. Antes da execução dos serviços, o trânsito na Praça Lions passou por cinco interdições em janeiro de 2008, dez em 2009 e outras 20 em 2010. Depois das melhorias, houve apenas duas interdições no trecho: uma em janeiro de 2011 e outra neste ano.
Esta única interdição da Praça Lions em 2012 aconteceu no dia 21 de janeiro, um sábado, quando o índice pluviométrico em Sorocaba atingiu seu pico máximo em 68 mm. O trecho foi interditado às 19h20 e o nível da água baixou por volta das 00h15 do domingo (22). Após toda a limpeza, o local foi liberado ao tráfego às 2h40. Naquele final de semana, Votorantim registrou 118 mm de chuva, fator que contribuiu para que o Rio Sorocaba saísse de sua calha e as margens fossem inundadas, atingindo o limite do sistema de bombeamento existente abaixo da Ponte "Francisco Dellosso".
Mais de duas mil famílias
A revitalização da Dom Aguirre integra o programa "Vítima Zero de Enchente", desenvolvido pela Prefeitura e que evitou, principalmente nesses últimos anos, que mais de duas mil famílias fossem afetadas por inundações. Desde 2005, os investimentos públicos superam os R$ 250 milhões, incluindo parcerias com os Governos do Estado e Federal, com uma série de ações nos setores de habitação, cidadania, fiscalização, reurbanização de áreas e novos sistemas de drenagem.
Entre estas ações, os destaques são os conjuntos habitacionais "Sorocaba H", "Jardim Renascer", "Sorocaba R" e "Vereador Bellini", que beneficiaram 756 famílias originárias de áreas da cidade com maiores riscos de inundações e deslizamentos de mais de 20 bairros. Neste ano, a Prefeitura prevê a transferência de mais famílias que ainda residem em áreas de risco para 800 novas moradias, empreendimentos particulares desenvolvidos pelo programa "Minha Casa, Minha Vida" e do Governo do Estado que assinará contratos para mais 279 apartamentos.
A Prefeitura de Sorocaba desapropriou aproximadamente 40 imóveis nos bairros Pinheiros e Jd. Maria do Carmo. Neste último, por sinal, o Saae ainda ampliou e adequou as galerias pluviais para implantação do dique de proteção e de uma bacia de contenção nas proximidades do Parque das Águas. O sistema complementa a rede de drenagem formada pela bacia de contenção do Jd. Abaeté, operante desde o segundo semestre de 2006.
O Saae também ampliou o dique de contenção no Parque Vitória Régia; o alargamento e a reurbanização do córrego do Itanguá, no Jd. Marli; o desassoreamento de trecho do percurso urbano do Rio Sorocaba; a substituição da tubulação do córrego Supiriri; além das ações de rotina da autarquia, como a manutenção e limpeza de córregos, bocas-de-lobo e redes de água e esgoto.
No último dia 21 de janeiro, a Secretaria da Cidadania (Secid) e a Defesa Civil ainda atenderam a 119 famílias. Dentre essas, as que moram atualmente no Jd. Santo André II serão transferidas para novas moradias dentro dos próximos meses
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.