Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

1/7/2014 - Sorocaba - SP

Saae colocará em prática ações para evitar falta de água nas regiões do Éden, Cajuru e Apa




Da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba:

 

Em decorrência do período de estiagem que a cidade atravessa e da falta de previsão de chuvas para os próximos dias, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae/Sorocaba) começa a colocar em prática nesta semana um plano emergencial para as regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha, que são abastecidas a partir da represa do Ferraz e da Estação de Tratamento de Água “Engenheiro Celso Eufrásio Monteiro” (ETA/Éden).
 
De acordo com o diretor-geral interino da autarquia, Fábio de Castro Martins, a represa que é utilizada como manancial de captação de água para tratamento e distribuição para essa região da cidade está apresentando níveis com média de 50 centímetros, enquanto que em períodos normais essa média fica entre 1,50 e 2,00 metros.
 
“Ao lado do plano emergencial que começamos a colocar em prática nesta semana, é muito importante que a população residente nos bairros pertencentes às regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha colabore, fazendo uso da água com a máxima economia, visto que embora estejamos no inverno, os dias têm apresentado temperaturas altas, provocando o consumo alto de água. Portanto, para que não enfrentemos situações de falta de abastecimento nessa região, além das nossas ações emergenciais, será fundamental a colaboração de todos”, explica Fábio Martins.
 
O diretor-geral interino da autarquia destaca que o restante da cidade, que é abastecida a partir do sistema pertencente à Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (ETA/Cerrado) não enfrenta a mesma situação e, portanto, não há risco de desabastecimento, mesmo com a situação de estiagem atual.
 
Represas particulares e poços artesianos
 
A primeira etapa das ações emergenciais que o Saae/Sorocaba começa a adotar a partir desta semana inclui a utilização de represamentos de água particulares existentes na região a montante da represa do Ferraz e a reativação de poços artesianos da autarquia instalados naquela região, que não vinham sendo utilizados.
 
As duas ações estão exigindo obras e intervenções dos engenheiros e técnicos da autarquia, que são necessárias tanto para direcionar as águas de represamentos particulares para a represa do Ferraz quanto para a reativação dos poços artesianos, que trabalham com sistemas de bombeamento.
 
Numa segunda etapa, caso seja necessário, o Saae/Sorocaba trabalha com a possibilidade de captar água para tratamento e distribuição diretamente no rio Pirajibu, que atravessa aquela região da cidade, e para tanto está buscando as autorizações necessárias junto aos órgãos outorgantes.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.