20/2/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Autarquia desconta os créditos dos meses em que não houve leitura
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) está retomando nesta semana a entrega de contas com lançamento pelo consumo real dos consumidores, depois de permanecer três meses repetindo os cálculos que tomaram por base o consumo de outubro de 2012.
Essa postura foi adotada pela autarquia para não prejudicar os munícipes, em virtude do atraso verificado no serviço de leitura dos hidrômetros, que por sua vez foi provocado pela apreensão dos computadores da empresa Allsan e o movimento de paralisação dos seus funcionários, em novembro do ano passado.
Caso continuasse a fazer a entrega das contas pelo consumo real, considerando o atraso no serviço, os consumidores iriam receber contas com mais de 40 dias de período de consumo e não com os 30/31 dias, como normalmente acontece, situação que refletiria em contas com valores bem maiores que as médias normais dos imóveis.
Nesta retomada da entrega de contas com cálculos efetuados pelo consumo real, o Saae/Sorocaba vai considerar o consumo total nesse período em que não houve leitura, subtraindo o que já foi cobrado, também nesse período, e o resultado será a conta do mês. Para exemplificar, podemos tomar como referência um imóvel cujo consumo em outubro de 2012 foi de 24 metros cúbicos. Em novembro, dezembro e janeiro as contas desse imóvel foram lançadas pelos mesmos 24m³ e agora, em fevereiro, o hidrômetro apontou um total de 85 m³, correspondente ao período em que não houve leitura.
Assim, a conta que esse munícipe receberá vai subtrair desse total a soma do consumo dos três meses anteriores, que já foram lançadas e ficaram como crédito. Desta forma, teremos: 85 m³ menos 24 m³ vezes três, resultando assim em 13 m³ (85 – 24 x 3 = 13), que será o consumo real e a base de cálculo para o lançamento da conta.
Os munícipes que tiverem dúvidas sobre a situação atual de leitura e entrega das contas devem contatar a autarquia pelos telefones 0800 770 11 95 (gratuito) ou 3224.5800, ou ainda por meio do fale@saaesorocaba.sp.gov.br, ou pessoalmente, na Central de Atendimento do Jardim Santa Rosália e nos postos do Saae/Sorocaba instalados nas Casas do Cidadão (avenidas Itavuvu e Ipanema; Jardim Ipiranga; Brigadeiro Tobias e Éden).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.