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7/5/2014 - Sorocaba - SP

Saae treina novos funcionários para o atendimento à população




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 

Desde o início deste mês, o Setor de Atendimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) vem realizando um trabalho de treinamento de um grupo de 25 novos servidores, que estarão trabalhando na sede administrativa da autarquia, no Jardim Santa Rosália, e nos postos instalados nas Casas do Cidadão, no atendimento ao público que procura a autarquia para os diversos serviços e informações.

Depois de passarem pelo trabalho de integração promovido pelo Departamento de Administração de Pessoal da autarquia, quando tomaram conhecimento dos direitos e deveres do funcionário público e conheceram em linhas gerais todo o trabalho voltado à população desenvolvido pelo Saae/Sorocaba, incluindo a captação, adução, tratamento e distribuição de água; coleta, afastamento e tratamento de esgoto; e captação e drenagem de águas pluviais; os novos funcionários começaram a receber os ensinamentos específicos relacionados ao atendimento ao público.


O treinamento dos novos funcionários vem sendo realizado em três etapas. Na primeira, eles recebem o embasamento teórico, por meio de aulas que têm como ponto de referência o manual do atendimento ao público, cujo conteúdo abrange todas as situações que encontrarão na prática, quando receberem os munícipes que procuram pela autarquia todos os dias. Nesse momento do treinamento, os novos funcionários recebem também aulas relacionadas ao sistema comercial do Saae/Sorocaba, por meio do qual terão condições de acessar via terminais de computadores instalados em suas mesas o histórico de cada uma das cerca de 200 mil ligações de água existentes na cidade, para desta forma terem condições de prestar um atendimento personalizado a cada munícipe. 

Na sequência, os novos servidores recebem uma demonstração prática das diversas modalidades de fraudes e violações que são flagradas diariamente em hidrômetros e saem a campo para acompanhar nas ruas o trabalho diário dos leituristas, que possibilita o lançamento das contas de água e esgoto mensais. 

Na etapa seguinte do treinamento ocorre a visita ao Centro Operacional do Saae/Sorocaba, onde acompanham, entre outros serviços, o trabalho de aferição de hidrômetros. Finalizando o trabalho, os novos servidores assumem os seus postos de trabalho, quando começam a fazer o atendimento ao público, acompanhados nas primeiras semanas por um supervisor experiente. 

 

Os postos de atendimento à população do Saae/Sorocaba, que incluem a Central do Jardim Santa Rosália e as Casas do Cidadão (Éden, Brigadeiro Tobias, Jardim Ipiranga, Vila Hortência e avenidas Itavuvu e Ipanema) recebem uma média de 11 mil pessoas por mês, que procuram a autarquia para informações e serviços diversos, tais como dúvidas/reclamações sobre consumo/valores das contas de água e esgoto; solicitações de novas ligações de água e esgoto; atualização de cadastro (endereço e titularidade) e solicitações de parcelamento de débitos existentes, entre outros.

Diariamente, aproximadamente 450 pessoas se dirigem aos postos de atendimento do Saae/Sorocaba, que funcionam de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: Central de Atendimento do Jardim Santa Rosália – das 8h às 16h; e Casas do Cidadão – das 9h às 17h.

 

 

 



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