Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

2/8/2013 - Sorocaba - SP

Saúde confirma dois novos casos de SRAG por Influenza




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 Boletim Influenza - 1 de agosto de 2013

 

Primeiro óbito por SRAG causado pelo vírus Influenza B foi registrado em Sorocaba nesta semana.

 

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, divulgou na tarde desta quinta-feira (1º) o novo boletim epidemiológico sobre o Influenza – vírus que causa a gripe –, cujo controle no país é feito pelo monitoramento da Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com o boletim, foram confirmados mais dois casos de SRAG na cidade (ambos por Influenza B). Foi também registrado um óbito por SRAG causado por Influenza B, ocorrido no dia 21 de julho.

Neste ano, até o dia 27 de julho, foram notificados 283 casos de pacientes hospitalizados com SRAG em Sorocaba, sendo que, desde total, 238 são residentes no município. Destes 238 casos suspeitos notificados, 47 (21,5%) foram classificados como SRAG por Influenza, sendo 38 pelo tipo A/H1N1 e nove pelo tipo B. No mesmo período analisado, foram registrados dez óbitos por Influenza A/H1N1 em Sorocaba. 

Como prevenir doenças respiratórias

 As doenças de transmissão respiratórias como a gripe, meningite, sarampo e a rubéola, entre outras, são transmitidas de pessoa para pessoa, especialmente, por meio de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar em contato com objetos contaminados.

Os sinais e sintomas destas doenças podem se iniciar de maneira semelhante, com febre, dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, e no caso do sarampo e da rubéola com manchas avermelhadas pelo corpo. Todas estas doenças podem evoluir para quadros graves, principalmente a meningite e a gripe.

É preciso sempre cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir; lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou então utilizar álcool em gel; não compartilhar copos, talheres e alimentos; procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos; sempre que possível evitar aglomerações ou locais pouco arejados; manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados e evitar contato próximo com pessoas doentes.

Se apresentar os sinais e sintomas, é necessário evitar o contato com outras pessoas, até ser avaliado por um profissional da saúde. É importante procurar imediatamente serviço médico para esclarecimento diagnóstico adequado. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para atender todos os casos de SG e SRAG no município.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.