3/10/2016 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Todo cidadão tem direito de participar da Estratégia Saúde da Família (ESF), desde que more em uma das áreas de abrangência. Hoje, o programa da Secretaria da Saúde (SES) é oferecido nas regiões Oeste, Norte e Leste de Sorocaba, atendendo em torno de 27% da população de Sorocaba, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade. Anteriormente conhecida como Programa Saúde da Família (PSF), a iniciativa registrou 397.722 mil atendimentos somente no primeiro semestre deste ano. A quantidade representa uma média de 66,2 mil consultas por mês.
“Muita gente não tem dimensão da quantidade de pessoas atendidas, da qualidade do atendimento e dos benefícios dessa iniciativa à população assistida. Ou ainda da importância da ESF no sistema de saúde pública”, frisa a diretora da área de Atenção Saúde da SES, Magda Aparecida Arantes de Oliveira. Na prática, um dos pilares da ESF é a humanização. A atuação das equipes ocorre principalmente nas UBSs, nas residências e na mobilização da comunidade.
Na ESF são oferecidos acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), consulta odontológica, curativo, dispensação de medicamentos básicos, dispensação de preservativos e contraceptivos, exame preventivo de câncer de colo de útero, grupos de educação em saúde, imunização, consultas médicas e de enfermagem, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, tratamento odontológico, sutura e visita domiciliar do agente comunitário de saúde.
Ainda denominado como PSF, sua implantação ocorreu em 1997 no município. Hoje, a ESF funciona em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Há três anos, a cobertura era de 7%. Em relação ao número de equipes, eram 16 em 2013 e, atualmente, são 44. Em 2015 foram, ao todo, 772 mil procedimentos realizdos pela ESF; uma média mensal de 64,3 mil.
Segundo a supervisora de área da Divisão de Atenção Primária da SES, Juliana Fidelis Domingues, a proposta é apoiada pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), composto por uma equipe multidisciplinar (educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo),além de auxiliar administrativo e prestadores de serviço de higiene e limpeza.
As UBSs que integram a ESF são: Nova Esperança, Vila Barão, Cerrado, Wanel Ville, Lopes de Oliveira, Parque São Bento, Vitória Régia, Paineiras, Ulisses Guimarães, Ana Paula Eleutério (Habiteto), Vila Sabiá, Aparecidinha, Cajuru e Brigadeiro Tobias. Compõem as equipes um médico, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Em casos como o das UBSs Ulisses Guimarães e Ana Paula Eleutério (Habiteto), há no quadro um dentista e um auxiliar de saúde bucal. Nessas unidades, a população pode buscar mais informações sobre o ESF e saber como pode ser beneficiada.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.