Quarta-Feira, 9 de Abril de 2025

Mais lidas da semana

3/10/2016 - Sorocaba - SP

Saúde da Família faz mais de 390 mil atendimentos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Todo cidadão tem direito de participar da Estratégia Saúde da Família (ESF), desde que more em uma das áreas de abrangência. Hoje, o programa da Secretaria da Saúde (SES) é oferecido nas regiões Oeste, Norte e Leste de Sorocaba, atendendo em torno de 27% da população de Sorocaba, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade. Anteriormente conhecida como Programa Saúde da Família (PSF), a iniciativa registrou 397.722 mil atendimentos somente no primeiro semestre deste ano. A quantidade representa uma média de 66,2 mil consultas por mês.

“Muita gente não tem dimensão da quantidade de pessoas atendidas, da qualidade do atendimento e dos benefícios dessa iniciativa à população assistida. Ou ainda da importância da ESF no sistema de saúde pública”, frisa a diretora da área de Atenção Saúde da SES, Magda Aparecida Arantes de Oliveira. Na prática, um dos pilares da ESF é a humanização. A atuação das equipes ocorre principalmente nas UBSs, nas residências e na mobilização da comunidade.

Na ESF são oferecidos acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), consulta odontológica, curativo, dispensação de medicamentos básicos, dispensação de preservativos e contraceptivos, exame preventivo de câncer de colo de útero, grupos de educação em saúde, imunização, consultas médicas e de enfermagem, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, tratamento odontológico, sutura e visita domiciliar do agente comunitário de saúde.

Ainda denominado como PSF, sua implantação ocorreu em 1997 no município. Hoje, a ESF funciona em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Há três anos, a cobertura era de 7%. Em relação ao número de equipes, eram 16 em 2013 e, atualmente, são 44. Em 2015 foram, ao todo, 772 mil procedimentos realizdos pela ESF; uma média mensal de 64,3 mil.

Segundo a supervisora de área da Divisão de Atenção Primária da SES, Juliana Fidelis Domingues, a proposta é apoiada pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), composto por uma equipe multidisciplinar (educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo),além de auxiliar administrativo e prestadores de serviço de higiene e limpeza.

As UBSs que integram a ESF são: Nova Esperança, Vila Barão, Cerrado, Wanel Ville, Lopes de Oliveira, Parque São Bento, Vitória Régia, Paineiras, Ulisses Guimarães, Ana Paula Eleutério (Habiteto), Vila Sabiá, Aparecidinha, Cajuru e Brigadeiro Tobias. Compõem as equipes um médico, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Em casos como o das UBSs Ulisses Guimarães e Ana Paula Eleutério (Habiteto), há no quadro um dentista e um auxiliar de saúde bucal. Nessas unidades, a população pode buscar mais informações sobre o ESF e saber como pode ser beneficiada.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.