Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

19/1/2015 - Sorocaba - SP

Saúde institui “Sala de Situação da Dengue” para fortalecer o combate a possível epidemia




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com o objetivo de ampliar o fluxo de informações e facilitar a tomada de decisões no o combate à dengue e prevenção de uma possível epidemia da doença na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Área de Vigilância em Saúde, instituiu um grupo intitulado “Sala de Situação da Dengue” que reúne representantes de todas as áreas estratégicas da saúde. O grupo se reuniu hoje (16), na Escola de Gestão Pública, quando foram discutidas e reforçadas todas as medidas e ações de combate e controle à dengue em Sorocaba.

De acordo com a diretora da Área de Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos, fazem parte da “Sala de Situação” todos os coordenadores regionais, diretores de área e representantes da Vigilância Epidemiológica (VE), da Divisão de Zoonoses, da Atenção Básica e da Urgência e Emergência – inclusive do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). 

A análise da situação epidemiológica da dengue em Sorocaba, de acordo com o primeiro boletim sobre a doença divulgado na segunda-feira (16) pela SES, levanta a hipótese – muito provável – do registro de muitos casos de dengue na cidade neste ano. “A Prefeitura de Sorocaba possui um trabalho permanente de combate à dengue, mas precisamos manter também a população mobilizada, porque sem a colaboração de todos há risco de uma epidemia na cidade”, alerta Daniela.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o atual fluxograma de atendimento da dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Prontos Atendimentos (PAs), nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs); o trabalho de combate ao vetor pelos agentes da Zoonoses (ações de bloqueio, arrastões para eliminação dos possíveis criadouros do mosquito, vistas casa a casa e em locais estratégicos etc.); a rápida notificação dos casos pela VE, para realização do exame específico e início das ações de controle para evitar que o caso se espalhe.

A partir de agora os membros da “Sala de Situação da Dengue” passarão a se reunir periodicamente, ficando de prontidão para eventuais situações de emergência que possam surgir. Neste ano, somente em três dias foram confirmados 16 casos de dengue em Sorocaba (15 autóctones e um importado).

Atenção com os sintomas

Quem apresentar febre, dor nas articulações, dor atrás dos olhos ou manchas vermelhas pelo corpo – os sintomas clássicos da dengue – deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou um médico particular. 

Daniela explica que a avaliação deve ser feita o mais rápido possível para que, se houver suspeita da doença, o médico possa pedir a notificação obrigatória junto à Vigilância Epidemiológica (VE), o que garantirá a realização do exame específico e as ações de controle para evitar que o caso se espalhe.

Combate ao mosquito

Daniela faz um alerta à população: há a previsão de que o número de casos confirmados de dengue na cidade cresça significativamente nos próximos dias. “Por isso, é fundamental que todos os sorocabanos mantenham os hábitos preventivos contra a dengue”, ressalta. “Precisamos continuar firmes no combate ao mosquito transmissor, eliminando todo e qualquer tipo de material que acumule água e possa se tornar um criadouro do Aedes aegypti”, completa a diretora da Vigilância em Saúde.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.