27/6/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Trabalho tem como objetivo desenvolver equipamento que promete contribuir para minimizar a emissão de poluentes liberados por motores a diesel
Referência mundial na fabricação de veículos pesados, a Scania, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) implantará um laboratório de pesquisas no Parque Tecnológico de Sorocaba. A formalização para cessão da área de 1.282 m², externa ao Núcleo do Parque Tecnológico, ocorreu em cerimônia no gabinete do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, na tarde desta quarta-feira (26).
Pannunzio disse ser uma honra para o Parque Tecnológico receber esse importante projeto de pesquisa que vai ajudar a consolidar o empreendimento de Sorocaba. "É um projeto de extrema importância para o mundo, pois os resultados das pesquisas realizadas aqui irão refletir e muito na questão ambiental", ressaltou.
A cessão foi feita pela Prefeitura à Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), da Escola Politécnica da USP. Com quatro anos de duração, o projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões, envolvendo o trabalho de 26 pessoas, coordenadas pelo professor Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli.
Massarani destacou que a escolha do Parque Tecnológico de Sorocaba foi em função de ser o mais preparado e estruturado, com área apropriada para sediar o projeto. O objetivo é gerar conhecimento científico que poderá contribuir para a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera. O projeto integrado envolverá uma equipe formada inicialmente por especialistas em motores a diesel, projeto de máquinas e automação e técnicos, abrindo a possibilidade para os formados pela Fatec de Sorocaba.
Segundo Jairo de Lima Souza, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Trem-de-Força da Scania Latin America, o equipamento que será desenvolvido permitirá estudar o comportamento do fluxo de ar dentro do motor, pois esse aspecto impacta diretamente nas emissões de poluentes liberadas pelos motores a diesel.
De acordo com Souza, o projeto também contempla o desenvolvimento de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor. A ferramenta poderá ser futuramente utilizada no processo de manufatura de cabeçotes de motores, o que certamente aprimorará o controle de qualidade dos componentes produzidos na Scania.
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 38.600 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e tem operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos.
Participaram ainda da solenidade, os secretários municipais Anesio Aparecido de Lima (Negócios Jurídicos), Lincoln Santos Salazar (Comunicação), o presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico, Vitor Lippi e os diretores da FDTE, André Steagall Gertsenchtein e Edith Ranzini.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.