Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

27/6/2013 - Sorocaba - SP

Scania investirá R$ 6 milhões em pesquisas no Parque Tecnológico




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 

Trabalho tem como objetivo desenvolver equipamento que promete contribuir para minimizar a emissão de poluentes liberados por motores a diesel


Referência mundial na fabricação de veículos pesados, a Scania, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) implantará um laboratório de pesquisas no Parque Tecnológico de Sorocaba. A formalização para cessão da área de 1.282 m², externa ao Núcleo do Parque Tecnológico, ocorreu em cerimônia no gabinete do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, na tarde desta quarta-feira (26).

Pannunzio disse ser uma honra para o Parque Tecnológico receber esse importante projeto de pesquisa que vai ajudar a consolidar o empreendimento de Sorocaba. "É um projeto de extrema importância para o mundo, pois os resultados das pesquisas realizadas aqui irão refletir e muito na questão ambiental", ressaltou.

A cessão foi feita pela Prefeitura à Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), da Escola Politécnica da USP. Com quatro anos de duração, o projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões, envolvendo o trabalho de 26 pessoas, coordenadas pelo professor Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli.

Massarani destacou que a escolha do Parque Tecnológico de Sorocaba foi em função de ser o mais preparado e estruturado, com área apropriada para sediar o projeto. O objetivo é gerar conhecimento científico que poderá contribuir para a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera. O projeto integrado envolverá uma equipe formada inicialmente por especialistas em motores a diesel, projeto de máquinas e automação e técnicos, abrindo a possibilidade para os formados pela Fatec de Sorocaba.

Segundo Jairo de Lima Souza, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Trem-de-Força da Scania Latin America, o equipamento que será desenvolvido permitirá estudar o comportamento do fluxo de ar dentro do motor, pois esse aspecto impacta diretamente nas emissões de poluentes liberadas pelos motores a diesel.

De acordo com Souza, o projeto também contempla o desenvolvimento de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor. A ferramenta poderá ser futuramente utilizada no processo de manufatura de cabeçotes de motores, o que certamente aprimorará o controle de qualidade dos componentes produzidos na Scania.

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 38.600 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e tem operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos.

Participaram ainda da solenidade, os secretários municipais Anesio Aparecido de Lima (Negócios Jurídicos), Lincoln Santos Salazar (Comunicação), o presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico, Vitor Lippi e os diretores da FDTE, André Steagall Gertsenchtein e Edith Ranzini.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.