Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

28/5/2012 - Sorocaba - SP

Secretaria do Meio Ambiente comemora Dia da Mata Atlântica com plantio de 60 mudas no 'Chico Mendes'




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Neste domingo (27), quando é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica e o Dia Municipal da Floresta Atlântica, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizará, das 9h às 12h, diversas atividades no Parque Natural "Chico Mendes". Às 10h, crianças e adolescentes dos Clubes Conservadores da Natureza (CCN) do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", além da comunidade que estiver participando da Semana do Tropeiro, realizarão o plantio de 60 mudas de árvores no parque.

Antes do plantio, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente realizará um batepapo sobre a importância da Mata Atlântica e da arborização. De acordo com a Sema, todas as mudas são de espécies da Mata Atlântica, como araçá, ingá, pitanga, jatobá e quaresmeira. Além disso, haverá doação de mudas, exposição de atividades educativas e oficinas ao longo da manhã.

Em Sorocaba, a comemoração do Dia da Mata Atlântica faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

Mata Atlântica

Originalmente, a Mata Atlântica percorria todo o litoral brasileiro, estendendo-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 1,3 milhão de km². Atualmente, restam apenas 6% de sua extensão original. Hoje, a maioria da área litorânea, antes coberta pela Mata Atlântica, é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, ambas na região Sudeste.

Apesar de estar bastante reduzida, a Mata Atlântica é um ecossistema muito importante para o Brasil. Ela abriga muitos exemplares exclusivos de nossa fauna e flora. Calcula-se que existam 10 mil espécies de plantas que contêm uma infinidade de espécies de cores, formas e odores diferentes. Nela se encontram cambuás, ingás, guabirobas e bacuparis, além de orquídeas, bromélias, samambaias, palmeiras, pau-brasil, jacarandá-da-bahia, cabreúva e palmito.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.