1/7/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Secretaria das Relações do Trabalho (Sert), da Prefeitura de Sorocaba, passou por auditoria na última semana, que assegurou a manutenção da certificação ISO 9001, conquistada em 2012. A verificação anual da continuidade nos trabalhos referentes à qualidade na Secretaria é uma exigência da empresa certificadora. A Sert é a primeira das 21 Secretarias da Prefeitura de Sorocaba a adotar o Sistema de Gestão da Qualidade.
Conforme destaca o secretário das Relações do Trabalho, Luis Alberto Firmino, esse importante procedimento permite a melhoria contínua da qualidade nos serviços oferecidos ao público. A nova certificação foi realizada pela empresa Quality Service Brazil Ltda.
A Certificação ISO 9001, de cunho internacional, confere à Secretaria das Relações do Trabalho um diferencial em qualidade, organização e atendimento orientado, atrelando um nível de excelência no atendimento aos cidadãos. "Entre os principais benefícios podemos elencar o controle dos procedimentos; planejamento como forma de trabalho, organização e padronização nos processos", destaca Firmino.
Firmino ressalta ainda outras vantagens em contar com a certificação, tais como: melhor relacionamento com os parceiros, incluindo as demais secretarias municipais, aplicação de ferramentas de gestão em seus serviços, treinamento aos funcionários, antecipação de possíveis não conformidades, através de estudo de medidas preventivas, ação de processos de melhoria contínua, pesquisas e total transparência nos serviços.
Outro ponto positivo que contribuiu para manutençaõ da certificação, é satisfação dos usuários dos serviços da Sert. Pesquisas implantadas em todos os setores de atendimento da autarquia, incluindo o Programa Metarreciclagem, estão com altos índices de ótimo atendimento. Com a adoção das normas ISO, a Sert vem trabalhando o efetivo controle dos procedimentos, o planejamento como forma de trabalho, muito importante no serviço público que depende de licitações e outras burocracias legais.
ISO 9001
A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, e atualmente presente em 162 países. Sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos distintos, como materiais, produtos, processos e serviços.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações, uma vez que lhes conferem maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.
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