26/6/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura Sorocaba
Mais de 500 dirigentes regionais de ensino e educadores de 53 municípios da região de Sorocaba participaram, na manhã desta segunda-feira (25), de um encontro com o secretário de Estado da Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, e sua equipe administrativa. O encontro, que aconteceu na Chácara São José, saída de Sorocaba para Araçoiaba da Serra, serviu para a discussão de várias ações a serem implementadas na educação estadual e, também, para apresentar respostas às reivindicações apresentadas pelos educadores nos encontros realizados em 2011.
Após a reunião com os educadores da região, o secretário almoçou com o prefeito Vitor Lippi e a secretária municipal da Educação, Maria Teresinha Del Cistia, quando discutiram sobre assuntos relacionados à educação de Sorocaba. Voorwald se inteirou do andamento das obras de construção das 11 escolas de ensino fundamental e médio em Sorocaba, obras em parceria entre Estado e município.
Falando sobre a reunião com os profissionais da educação, o secretário disse que essa é uma política adotada desde que assumiu a pasta: ouvir as demandas e retornar para relatar sobre as deliberações que ocorreram em 2011/2012. "Demandas foram apresentadas no ano passado e agora voltamos para apresentar as respostas e ouvir as novas demandas. Respostas administrativas, pedagógicas, de tudo que ocorreu em termos de leis, de decretos, que viabilizem São Paulo caminhar para uma educação básica de qualidade", disse Voorwald.
Após as exposições por parte da equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação, os participantes puderam se manifestar, a exemplo que ocorreu no ano passado, e apresentar as demandas em seus respectivos municípios. "É muito importante que o secretário ouça e responda. Essa proximidade viabiliza que ações rápidas ocorram, porque o próprio secretário está aqui", afirmou.
Segundo Voowald, as demandas apresentadas nesta reunião, de maneira geral, foram mais pontuais e qualificadas do que as do ano passado. "Em 2011, as questões foram muito duras e muito emotivas, porque colocaram para fora o que durante anos gostariam de ter dito a um secretário e, talvez, não tiveram oportunidade. Falaram no ano passado de carreira, de salário de condições de trabalho, das escolas", disse.
O secretário estadual da Educação destacou que após ouvir os pedidos em 2011, com aval do governador, foram enviados projetos de leis à Assembléia Legislativa propondo nova política salarial e planos de carreiras. Conforme destacou, as demandas atuais foram mais no sentido de entender o que está acontecendo e colocar a importância de se discutir a questão pedagógica.
"Uma escola com melhor infraestrutura, uma rede melhor, dotada de informática, uma sala de leitura. Percebe-se que as questões da Educação de hoje têm prioridade na área da valorização de pessoas", concluiu.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.