Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

18/1/2016 - Sorocaba - SP

Secult faz Pré-Conferência da Cultura




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2016-01-2016-conferencia-nacional-de-cultura-ft-assis-cavalcan-006

Mais um importante passo para a elaboração do Plano Municipal de Cultura foi dado neste sábado (16), no auditório da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). Com a participação de aproximadamente 200 pessoas, incluindo a secretária municipal de Cultura, Jaqueline Gomes e representantes do Ministério da Cultura (Henry Durante e Gil Marçal e Osterno Antônio de Souza, da Secretaria estadual de Cultura) aconteceu a Pré-Conferência da 5ª Conferência Municipal da Cultura.

É deste evento e da Conferência que acontece no próximo sábado sábado (23) que sairão os programas e ações culturais a serem desenvolvidos nos próximos dez anos, em Sorocaba. “São muitas pessoas engajadas neste projeto, que estão contribuindo com a construção do nosso primeiro Plano Municipal. Este é um momento muito importante para o desenvolvimento cultural de Sorocaba e é fundamental que a população participe e nos ajude neste processo”, afirmou a secretária Jaqueline Gomes.

A secretária de cultura sorocabana elogiou a diversidade das pessoas envolvidas, tanto no evento deste sábado, como na construção do Plano Municipal de Cultura. “Esta pré-conferência é resultado de um trabalho de quase três anos. Um trabalho ativo do Conselho Municipal de Cultura que consegue trazer tanto artistas, quanto a sociedade civil, para discutir os rumos do desenvolvimento cultural de Sorocaba nos próximos 10 anos”, apontou.

Henry Durante, assessor do Ministério da Cultura, elogiou o formato adotado por Sorocaba para a elaboração da sua política cultural para a próxima decada, destacando o grande envolvimento da sociedade. Ele falou sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC), a partir do qual se promove uma gestão mais eficaz e participativa. Ressaltou que é um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura que abrange os entes federados e a sociedade civil.

Jaqueline Gomes explicou que os trabalhos deste sábado serviram como exercício de diálogo, de conversa entre todas as partes. A ideia da pré-conferência foi para organizar propostas e metas e,  no próximo final de semana, efetivamente, se possa apresentar as propostas finais, que passarão por votação em assembleia.

Depois das propostas aprovadas, a próxima etapa é leva-las para serem confirmadas nos territórios, além de disponibilizar consulta pública on line para que as pessoas possam opinar sobre o que será votado na conferência. A dinâmica de todo o trabalho foi pensada coletivamente. No portal da Prefeitura tem o site da Secretaria da Cultura. “Como parte deste processo, construímos um hot-site onde estão todos os documentos de todo esse processo. Os marcos legais, os vídeos das rodas de conversas, os textos encaminhados pelos ativistas culturais da cidade. Qualquer pessoa pode ter acesso ao perfil da informação que está disponível; como a conferência funciona e qual é a importância da construção do Plano Municipal de Cultura pode acessar pela internet essas informações”, concluiu a secretária de Cultura de Sorocaba.

A conferência tem dois momentos distintos: a Pré-Conferência, realizada neste sábado (16) e a Conferência propriamente dita, que acontece no dia 23 de janeiro, igualmente das 8h às 18h, na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec).

O Plano Municipal da Cultura trará o diagnóstico do desenvolvimento da cultura; diretrizes e prioridades; objetivos gerais e específicos; estratégias, metas e ações; prazos de execução; resultados e impactos esperados; recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários; mecanismos e fontes de financiamento; e indicadores de monitoramento e avaliação.

Os eixos definidos pelo Conselho Municipal de Política Cultural para serem debatidos na Conferência Municipal são: Patrimônio Cultural; Gestão Pública de Cultura; Fomento à Produção e Formação Cultural; Acesso e Descentralização da Cultura; Diversidade Cultural; e Economia da Cultura.

Conferência (23 de janeiro)

09:00 – 9:30: Abertura

09:30 – 12:30: Reunião dos Grupos de Trabalho

12:30 – 14:00: Almoço

14:00 – 17:00: Plenária



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.