11/6/2014 - Sorocaba - SP
Sedu recebe relatório de Consultoria de Planejamento Estratégico
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), recebeu na manhã desta terça-feira (10) o relatório final da Consultoria de Planejamento Estratégico desenvolvido pelo programa de Cidadania Corporativa da empresa IBM – Brasil.
De acordo com o secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior, durante o primeiro semestre foi organizado um planejamento estratégico com as diretrizes até 2016. “A partir daí, nos reunimos e passamos analisar o modo e como estas diretrizes poderiam de fato ser implantadas”.
O secretário Simões coloca que o relatório apresenta indicadores, onde é preciso melhorar e ficar atento. “É preciso manter a qualidade do nosso atendimento enquanto crescemos”, explica. Outro ponto lembrado pelo secretário é como manter essa qualidade. “Sorocaba cresce. O desafio é crescermos com qualidade. Todo mundo sabe a dificuldade de crescer”, coloca Simões.
A cada final de semestre, será desenvolvido pela Secretaria de Educação o “Prestando Contas”. “Cada setor da Educação vai prestar contas primeiro internamente. Em seguida, com a população”.
O principal objetivo é mostrar para os moradores dos bairros o que a Secretaria da Educação está fazendo pela comunidade. “A resposta tem que ser dada com transparência.”
Outro programa que será implantado no segundo semestre é o “Bairro Educador”. “É um programa coordenado pela IBM e com Organizações Não-Governamentais. Será uma série de ações no bairro e fazendo um mapeamento deste local.”
A executiva de Cidadania Corporativa da IBM-Brasil, Alcely Strutz Barroso, diz que a parceria surgiu quando se analisou que a empresa poderia ajudar a Sedu e ainda aprender com a pasta. “Foi uma série de workshops com as lideranças da Secretaria da Educação e ajudamos a planejar a médio e longo prazo para que se tenham resultados mais promissores”, esclarece Alcely.
Ela coloca que o relatório não é único. “Podem ocorrer ajustes constantes e todos devem ir dialogando com esse material”, acredita a executiva da IBM-Brasil.