Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

8/11/2011 - Sorocaba - SP

Seis mil alunos da rede municipal participam do Prova Brasil




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Começou nesta segunda-feira (07) e prossegue até sexta-feira (11), a aplicação do Prova Brasil aos alunos da Rede Municipal. Ao todo, deverão participar cerca de seis mil alunos de 4ª e 8ª séries, de 37 escolas municipais. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Durante todo o dia de hoje (segunda), estudantes das escolas "Leonor Pinto Thomaz", "Achilles de Almeida", "Edmir Digiampietri", "Flavio de Souza Nogueira", "João Francisco Rosa", "Luiz de Almeida Marins", "Maria de Lourdes Aries", "Maria de Lourdes Martinez" e "Maria Domingas Tótora de Goes", realizaram as provas.

Nesta terça-feira (08), alunos de outras 11 escolas municipais também fazem o Prova Brasil. De a professora Isabel Cardoso, da Sedu, as médias de desempenho desse testel é um dos indicadores utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. "O Ideb é o maior indicador da qualidade da educação brasileira. Por isso, da rede municipal deveremos contar com a participação de todos os alunos das séries correspondentes de 37 unidades", explica Isabel Cardoso.

Vale destacar que, em 2010, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, Sorocaba e São José dos Campos obtiveram a melhor avaliação de todo o Brasil, com 5,9 no Ensino Fundamental Regular, séries iniciais até a 4ª série. Sorocaba não só superou a meta prevista para 2009 (de 5,3) como já atingiu a meta para os anos de 2011 (de 5,7) e 2013 (de 5,9).

Saresp

Já o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) será realizado nos dias 29 e 30 de novembro para aproximadamente 11 mil alunos de 38 escolas municipais, que cursam desde o 3º Ano, 4ª, 6ª e 8ª série do Ensino Fundamental até os do 3º Ano do Ensino Médio. É uma avaliação externa da educação básica, realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O objetivo é o de produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Isabel Cardoso destaca que os resultados da avaliação do Saresp em Língua Portuguesa e em Matemática servem para comparação com aqueles da avaliação nacional (Saeb/Prova Brasil) e aos resultados do próprio Saresp ano após ano. "Desta forma, os indicadores do Saresp permitem à nossa Secretaria da Educação identificar o nível de aprendizagem dos alunos de cada escola nos anos/séries e habilidades avaliadas, bem como acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos", afirma.

Este ano, o Governo do Estado assumirá as despesas decorrentes da aplicação da avaliação das redes municipais de ensino que manifestarem interesse em participar do Saresp, a exemplo do que já ocorreu nas duas últimas edições. A avaliação também estará aberta à participação das escolas particulares, desde que estas assumam as despesas decorrentes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.