14/5/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O que verduras, legumes, flores e pastel têm em comum com a história tropeira? Exceto pelo lugar aonde estarão, quase nada.
Mas é nesse contexto multicor e multissabor que a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) dá continuidade neste sábado (12) ao ciclo de palestras e exposição sobre a Cultura e a História Tropeira, na Ceagesp local.
A partir das 10h, a historiadora Sônia Nanci Paes e o muladeiro Álvaro Augusto Antunes de Assis levam um novo modelo de entretenimento ao entreposto, que já virou point sorocabano aos sábados, reunindo pessoas de todas as idades e classes sociais. "É o ambiente perfeito para que possamos falar das nossas tradições e do nosso orgulho", comentou Sônia que, neste ano, ampliou o atendimento das palestras a públicos distintos, como os assistidos da Vila dos Velhinhos e os estudantes da Uniso.
Isso, segundo o secretário da Cultura, Edmilson Chelles, por conta de uma demanda que sempre se ressentia de não conseguir ouvir sobre os "causos" e coisas daqueles que fizeram Sorocaba crescer e, literalmente, aparecer no mapa do país; o Tropeiro. "A experiência de outros anos mostrou que outros públicos queriam participar da agenda de eventos. Ampliamos para três novos segmentos. Quem sabe ano que vem possamos ir além", teorizou.
No roteiro que divide com Álvaro Assis, a historiadora inclui partes da história até então desconhecidas pela maioria dos sorocabanos e, principalmente, por aqueles recém-chegados a cidade. "Sorocaba cresceu demais e muita gente que a escolheu como morada não sabe de sua importância e dos personagens que a tornaram o que ela é hoje", comentou Sônia Paes.
Então, quem for fazer compras ou apenas passear ou comer um pastel na Ceagesp poderá se alimentar também de cultura. Um cardápio certamente indispensável a qualquer pessoa.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.